O Brasil foi motivo de risadas durante uma discussão na Assembleia Nacional da França, nesta terça-feira (14), após o primeiro-ministro, Jean Castex ridicularizar a recomendação do uso da Hidroxicloroquina, feita pelo deputado da oposição Patrick Hetzel. Jean cita a ineficácia do remédio e ao usar Brasil como exemplo, provoca risadas e aplausos dos outros deputados. As informações são do G1.
A discussão começou quando o deputado Patrick Hetzel afirmou que a variante brasileira da covid representa um risco aos franceses e usou países como Portugal e Reino Unido como exemplo de eficácia no combate a variante, pois os mesmos tomaram medidas mais rígidas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui)
Hetzel acusa o governo de ineficácia no combate ao vírus e aponta que o não fechamento das fronteiras da França com o Brasil estava ajudando na proliferação das variantes brasileiras da covid-19.
Hetzel, em abril de 2020, pediu ao presidente francês, Emmanuel Macron que recomendasse o uso da hidroxicloroquina, um medicamento sem eficácia no combate ao coronavírus.
O primeiro-ministro, Jean Castex retrucou dizendo que Hetzel distorcia a realidade, pois o governo já tinha tomado medidas de restrição aos voos vindos do Brasil .
“Vamos aos fatos: hoje, e após as medidas que tomamos em 29 de janeiro, toda pessoa que deseja entrar na França a partir do Brasil não pode fazê-lo a não ser por motivos imperiosos".
Castex aproveitou e retrucou criticou Hetzel pela indicação do uso do medicamento:“Tem uma coisa que não fizemos: seguir suas recomendações. O senhor escreveu ao presidente da República em 2020 para aconselhar a ele que prescrevesse hidroxicloroquina. Ora, o Brasil é o país que mais a prescreveu”
Uma parte da Assembleia Nacional, então, aplaudiu e deu risadas.
Confira: