Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Mundo Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 11:41 - A | A

Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 11h:41 - A | A

NOVIDADE

China aprova primeira vacina nasal contra Covid-19

g1

As autoridades chinesas aprovaram a primeira vacina nasal contra a Covid-19 do mundo. O imunizante Convidecia foi desenvolvido pela farmacêutica CanSino Biologics e será usado como dose de reforço na China.

A vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e será administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.

 

Cientistas de vários países do mundo, como Cuba, Canadá e Estados Unidos, estão trabalhando em vacinas que podem ser administradas pelo nariz, via de entrada do coronavírus.

Segundo especialistas, a vacina aplicada no nariz pode ajudar a acabar com a pandemia de Covid-19. O vírus da Covid entra pelas vias respiratórias, e, num primeiro momento, fica por ali mesmo, se multiplicando nas mucosas, onde os anticorpos, gerados pelas vacinas atuais, não conseguem chegar.

Em entrevista ao Fantástico, em junho deste ano, a vice-presidente do Instituto Sabin/EUA, Denise Garrett, explicou que o nariz é a porta de entrada do vírus. “Para parar a infecção, é importante vacinas que vão atuar na mucosa nasal, aqui na porta de entrada do vírus".

Jorge Kalil, diretor do laboratório de Imunologia do Incor, completou: "se você fizer uma vacina de spray nasal, você vai induzir uma resposta imune local no nariz. Você elimina o vírus na entrada. Porque as pessoas, mesmo vacinadas atualmente, podem ainda infectar o nariz e distribuir o vírus para várias outras pessoas".

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024