Cuiabá, 22 de Julho de 2024
Icon search

Cáceres

Mundo Sábado, 22 de Junho de 2024, 09:38 - A | A

Sábado, 22 de Junho de 2024, 09h:38 - A | A

ÁGUA BATIZADA

Franceses organizam cocô coletivo "no rio Sena" antes da Olimpíada

Da Redação

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um plano audacioso: mergulhar no rio Sena antes do início das Olimpíadas de 2024 para demonstrar que a água está própria para competições de natação em águas abertas e triátlon. No entanto, a proposta encontrou forte resistência de um grupo de franceses descontentes, que planejam um protesto inusitado e desagradável.

Com o objetivo de atestar a qualidade da água do Sena, Hidalgo convidou várias autoridades para o mergulho, incluindo o presidente Emmanuel Macron, que teria confirmado presença, segundo o jornal Le Parisien. A data inicial para o evento foi marcada para 23 de junho, mas precisou ser adiada devido à alta vazão do rio após chuvas intensas. Especula-se, porém, que a verdadeira razão seja a qualidade ainda questionável da água.

A prefeita remarcou o mergulho para 30 de junho, mas novamente teve que recuar. Em declaração recente, Hidalgo afirmou que o evento ocorrerá após as eleições parlamentares, mas antes do início dos Jogos Olímpicos, entre 8 e 23 de julho.

Entretanto, a iniciativa de Hidalgo não foi bem recebida por todos. Um grupo de franceses, insatisfeito com a administração da prefeita, criou o movimento #JeChieDansLaSeineLe23Juin, que em português significa "eu caguei no Sena em 23 de junho". A hashtag, lançada no final de maio no X (antigo Twitter), rapidamente ganhou tração, simbolizando a revolta popular. Um site com o mesmo nome foi lançado dias depois, intensificando o protesto.

"Porque depois de nos colocar na merda, cabe a eles se banhar na nossa merda", é o lema do coletivo, evidenciando a frustração com a gestão de Hidalgo.

Os Jogos Olímpicos de 2024, a serem realizados em Paris de 26 de julho a 11 de agosto, colocam a cidade no centro das atenções globais. Esta será a terceira vez que Paris sediará o evento, tendo sido anfitriã em 1900 e 1924. A escolha da cidade como sede ocorreu em 2017, durante a 130ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional em Lima, no Peru. Paris venceu a concorrência com Los Angeles, Hamburgo, Budapeste e Roma, sendo a cidade francesa declarada vencedora após várias desistências de outras candidatas devido aos altos custos e exigências para sediar os jogos.

A cerimônia de abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos está marcada para 26 de julho de 2024, com 19 dias de competições em diversas modalidades esportivas. Logo após, os Jogos Paralímpicos ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.

 
Cuiabá MT, 22 de Julho de 2024