Cuiabá, 09 de Dezembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Mundo Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020, 17:23 - A | A

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020, 17h:23 - A | A

CORTADO

ONU explica corte de Bolsonaro em cúpula: era só para planos ambiciosos

UOL

A ONU (Organização das Nações Unidas) confirmou que, pelo menos por enquanto, o presidente Jair Bolsonaro não está na lista de líderes que participarão da cúpula do clima, marcada para este sábado, enquanto cientistas da Climate Action Tracker requalificam e rebaixam a situação dos compromissos ambientais do Brasil. Para o grupo, o país passa de “insuficiente” para “muito insuficiente”.

Num comunicado distribuído aos jornalistas em todo o mundo, a entidade apresentou uma lista de 77 chefes de governo e chefes de estado que tomarão a palavra. Bolsonaro não faz parte e o Itamaraty trabalha nos bastidores para reverter a crise.

Numa coletiva de imprensa em Genebra, nesta sexta-feira, a porta-voz da ONU, Alessandra Vellucci, também confirmou que, por enquanto, o Brasil não faz parte da lista.

Segundo ela, o que foi publicado é a “lista de palestrantes”. “Temos 77 chefes de estado e de governo programados para falar, assim como líderes do setor privado e sociedade civil”, explicou. “Vi que o Brasil não está nesta lista”, confirmou. “Mas os três anfitriões – ONU, França e Reino Unido, deram aos estados orientações claras desde o começo de que as vagas para os palestrantes iriam para países e outros atores que pudessem mostrar mais ambição neste momento, seja na área de mitigação, adaptação ou resiliência, financiamento, seja por planos concretos ou outras ações”, explicou.

Cuiabá MT, 09 de Dezembro de 2024