Cuiabá, 24 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Mundo Domingo, 19 de Maio de 2024, 14:59 - A | A

Domingo, 19 de Maio de 2024, 14h:59 - A | A

BUSCAS CONTINUAM

VÍDEO: Helicóptero com o presidente do Irã sofre acidente e informações são "preocupantes", diz oficial

g1

O helicóptero no qual viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19) causado por más condições climáticas, informou a TV estatal iraniana.

Em um primeiro momento, de acordo com agência de notícias Reuters, a TV estatal informou que o helicóptero havia sido encontrado pelas equipes de resgate. A agência de notícias da República Islâmica (IRNA), no entanto, afirma que a aeronave ainda não foi encontrada. O Crescente Vermelho (o equivalente local à Cruz Vermelha) também nega que o helicóptero tenha sido encontrado.

O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações conseguiu limitar a área de busca em um raio de 2 km.

A agência de notícias da República Islâmica (IRNA) afirmou que o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental. Pelo menos 40 equipes de resgate fazem buscas na região.

Ainda segundo a agência, o vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, afirmou que dois dos membros da comitiva do presidente se comunicaram com as forças de resgate, o que indicadira que o acidente teria sido de baixa gravidade.

À Reuters, um oficial iraniano afirmou que "estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes".

Já o líder supremo do Irã, Ali Khamenei disse que as pessoas não devem ficar ansiosas ou preocupadas e que "a gestão do Estado do Irã não será afetada" pelo acidente.

O chefe das forças armadas iranianas Mohammad Bagheri deu ordens para que todos os recursos de exército e da guarda revolucionária sejam utilizados nas operações de busca e resgate, afirmou a TV estatal.

Hossein Amirabdollahian, ministro das Relações Exteriores do Irã
Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental
Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso

“O estimado presidente e a empresa estavam voltando a bordo de alguns helicópteros e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso forçado devido ao mau tempo e à neblina”, confirmou o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à TV estatal. De acordo com ele, as equipes de resgate ainda podem "levar algum tempo" para chegarem ao helicóptero devido às condições climáticas adversas.

O ministro também informou que houve um contato inicial com os companheiros do presidente no helicóptero, mas que a zona montanhosa dificulta a troca de informações. "Esperamos que as equipes de resgate cheguem mais cedo ao local do incidente e nos deem mais informações", disse.

A agência de notícias FARS pede que iranianos orem pelo presidente do país. A IRNA divulgou imagens das buscas pelo helicóptero e confirmou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete do governo estão a caminho de Tabriz, província do Azerbaijão Oriental.

Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pediu orações para o presidente iraniano em publicação em sua conta oficial no X, antigo Twitter.

Autoridades de diversos lugares do mundo reagiram à notícia do acidente. Entre eles, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia informou que "tomou ações para ajudar nos resgates" e a Comissão Europeia ativou seu serviço de mapeamento por satélite para ajudar nos esforços de busca.

O presidente do Irã esteve no Azerbaijão na manhã de domingo para inaugurar uma barragem com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira que as duas nações construíram no rio Aras.

Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram qualquer informação sobre o estado de Raisi e dos outros passageiros.

 
 
 
 
 
 

VÍDEO

 
Cuiabá MT, 24 de Junho de 2024