Cuiabá, 30 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Opinião Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024, 09:45 - A | A

Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024, 09h:45 - A | A

LUIS CLÁUDIO

2024 de boas novidades

Luis Cláudio*

Nos últimos tempos, as atitudes de todos parecem ter encurtado a sensação de fé e esperança entre as pessoas, que em sua maioria, chegam a mais um final de ano, sem perspectivas de dias melhores. São vítimas das guerras e conflitos, que crescem de forma absurda pelo mundo e tiram as possibilidades de qualidade de vida de milhares de idosos, adultos e crianças. Que neste período de comemorações natalinas pelo nascimento de Jesus Cristo e as festas de encerramento de 2023, ajudem a promover a paz, o amor e alegria aos lares, ansiosos por um ano vindouro. Que 2024 transforme a esperança em saúde, paz, fé e sonhos realizados.

Tem sido difícil a cada ano, após a superação da pandemia 19, enfrentar o surgimento de novos conflitos entre os poderes constituídos, recessões econômicas e desigualdades sociais. Mas, avaliação é que 2023 pode ser considerado um período de aprendizado e crescimento das pessoas, que buscam melhorias de vida. As divergências e as diferenças entre os seres humanos vão continuar existindo, mas a luta é para promover a igualdade e o amor entre as pessoas.

Numa breve retrospectiva, 2023 se destacou pelos desastres naturais, tendo como efeito as mudanças climáticas, os acontecimentos políticos, como o 8 de janeiro, que mexeram com o Brasil e no mundo, a guerra da Ucrânia e Rússia, além dos constantes conflitos no oriente médio, sendo o mais recente, envolvendo Jerusalém e Israel.

As questões climáticas assustaram a população com fortes ondas de calor e enchentes, terremotos mortais, violência acelerada com crimes de feminicídios e assaltos.

Entretanto, também houve registro de muitas coisas boas que podem se repetir em 2024. Sempre foi e será uma missão difícil, porém, nunca impossível para aqueles que acreditam na unidade do trabalho objetivando a realização dos sonhos pelo emprego, a educação, a saúde, segurança, diversão, moradia própria e empreendimentos que incluam todos nos mesmos círculos de felicidade e paz. Vão dizer que é utópico. Mas é, sobretudo, o início do que se pode fazer todos os dias por um mundo de esperança e vitórias.

E aqui, contamos com o bom senso já exercido por diversos segmentos sociais e institucionais, quando o assunto em 2023, foi atender as demandas dos menos favorecidos, especificamente se referindo a cidade de Cuiabá. Aqui cabe também, a contribuição no enfrentamento da onda de calor, sem dúvida causada pela degradação do meio ambiente. Temos que cuidar da nossa casa, chamada Terra.

Sem fortalecer a fé e a esperança, a vida é realmente mais curta e o tempo cada vez mais voraz. Não há como delimitar o que acontece ao redor de tantos acontecimentos contrários à qualidade de vida de todos. A prioridade é pelos cuidados da saúde mental, promoção da cultura em todos os sentidos, sensatez no relacionamento pessoal, aprimoramento, conhecimento e o debate sobre as novidades de políticas públicas, que promovam a harmonia e o bem-estar de todos.

Estamos completando o primeiro ano do novo governo brasileiro, que independente de ideologias é salutar aguardar e até contribuir, para que tudo dê certo, até por conta do próprio futuro da nação brasileira. É necessário um 2024 de boas novidades.

*Luis Cláudio é vereador em Cuiabá

 
Cuiabá MT, 30 de Maio de 2024