Cuiabá, 05 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,43
Icon search

Cáceres

Opinião Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020, 18:29 - A | A

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020, 18h:29 - A | A

Dr. Roberto Cândia

Covid infarto, AVC e câncer

Em meio a esta pandemia que estamos vivenciando, o medo tomou conta das pessoas, que preferem ficar em casa para se proteger e evitar ser contaminadas. Em consequência disso, muitas delas não têm ido procurar atendimento médico, mas as doenças cardiovasculares continuam acontecendo e sem qualquer acompanha-mento ou tratamento.
Sabemos que tanto no Brasil quanto no mundo as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte. Levantamentos recentes feitos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que houve um aumento nas mortes por doenças rela-cionadas ao coração e, principalmente, de pacientes que ficam em casa. Isso acontece porque essas pessoas sentem medo de se contaminar e acabam não procurando atendimento médico.

Ainda que as doenças cardiovascu-lares sejam a principal causa de morte no país, pouco se fala sobre elas, sendo que a maioria são passíveis de prevenção com bons níveis de redução de incidência. Mas para isso, a pessoa tem que fazer o controle dos seus fatores de risco, ou seja, das condições que, quando presentes, au-mentam a chance de se adquirir uma doença, como controlar a glicemia, o diabetes, hipertensão e evitar o uso de cigarros.
Também deve-se fazer um tratamento adequado e, princi-palmente, procurar o diagnóstico precoce, pois é extremamente importante que o paciente descubra a doença cardiológica em seu estágio inicial.
Dentro da cardiologia existe um rol de exames que ajudam no diagnóstico pre-ventivamente. Entre eles estão a Angio-tomografia Coronariana e a Ressonância do Coração, que podem ser realizados na clínica IMEDI.
A Angiotomografia Coronariana é um exame que permite a perfeita visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo, diagnos-ticando problemas em todo o sistema circulatório, como aneurismas e obstru-ções dos vasos sanguíneos. Além disso, por meio da Angiotomografia, também é possível fazer uma avaliação das válvulas e diagnosticar aneurismas coronarianos.
Já com a Ressonância Cardíaca é possível fazer avaliações/indicações que são um pouco diferentes das tomogra-fias coronarianas. Porém, muitas vezes,  o laudo da ressonância acaba sendo complementar ao que se identifica na Angiotomografia.

A Angiotomografia e Ressonância Car-díaca são exames muito bem avaliados, com indicação clínica estabelecida em consenso, tanto da Sociedade Brasileira de Cardiologia como das Sociedades Americanas e Europeias de Cardiologia.
DR. ROBERTO CÂNDIA é médico cardio-logista, Diretor da Sociedade Mato-gros-sense de Cardiologia e responsável pelos exames de tomografia e ressonância cardíaca da Clínica IMEDI

Cuiabá MT, 05 de Julho de 2025