Cuiabá, 25 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Opinião Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 16:42 - A | A

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 16h:42 - A | A

FRANCISNEY LIBERATO

Lei de Murphy

FRANCISNEY LIBERATO

Um olhar otimista é sempre a melhor decisão a se tomar. A despeito dos obstáculos do caminho, é necessário, primeiramente, acreditar no caminho.
Uma lei muito conhecida e levada a sério para muitas pessoas é a Lei de Murphy, que, comumente diz que “se algo pode dar errado, com certeza dará”.

O engenheiro aeroespacial Edward Aloysius Murphy foi quem formulou essa lei em 1949, com base na medição dos efeitos da aceleração e desaceleração em pilotos.

 

A visão de que se as coisas puderem dar errado, darão, soa como um pensamento negativo, a princípio. Imaginemos que você faz um planejamento de estudos e já diz que não dará certo, é provável que o resultado não será satisfatório, pois o seu cérebro entendeu que a derrota será certa, antes mesmo de tentar, de querer conquistar e de buscar ser aprovado em um concurso público.

Muitos estudantes possuem memória e visão propensas ao negativismo das circunstâncias, e digo mais: temos muita facilidade de lembrarmos, recordarmos e pensarmos nos traumas, e nas ocorrências negativas da nossa existência.

Em minha percepção, a Lei de Murphy está relacionada com a questão da causa e efeito, isto é, se estudo, sou aprovado; se não estudo, sou reprovado. Parece muito lógico pensar assim, e, de fato, é o que ocorre na vida cotidiana, pois a ação gera a reação ou consequência.

Se fosse possível transcrever esta lei, daria a ela um olhar mais otimista, em outras palavras, traria o conceito de que “Se algo puder dar certo, com certeza dará”, então passarei a chamá-la de Lei do Betinho.

Reprograme o seu cérebro, e sugiro não adotar a Lei de Murphy, com ideias e concepções negativas, mas sim implante a Lei do Betinho, com atitudes e pensamentos positivos!

Desejo que você utilize a Lei do Betinho, uma vez que passará uma mensagem otimista para o seu cérebro, de que você pode e conseguirá ser aprovado em um certame. E assim os seus neurônios e neurotransmissores visarão à vitória e aprovação.

* Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade” e “Mude sua vida em 50 dias Premium“. www.francisney.com.br

 
Cuiabá MT, 25 de Junho de 2024