Cuiabá, 20 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Opinião Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, 09:25 - A | A

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, 09h:25 - A | A

MARCIO ZEPPELINI

Qual é o seu destino?

Marcio Zeppelini*

– O que é Destino?” – perguntou um estudante a um sábio.

– Uma sucessão interminável de eventos entrelaçados, um influenciando o outro.

– Eu acredito mais em causa e efeito – argumentou o estudante.

– Veja só aquilo – continuou o sábio, apontando um cortejo

– Aquele homem está sendo levado à forca. Por que será?

– Porque alguém lhe vendeu uma faca com a qual cometeu o assassinato.

– Ou será porque alguém testemunhou o crime? – provocou o sábio – Ou porque ninguém o impediu de cometê-lo? Ou talvez ele nem seja o assassino?

(Adaptado do livro “Histórias de Nasrudin”)

Monte seu quebra-cabeça

A todo momento estamos enfrentando novos problemas, tentando resolver problemas antigos, tentando entender o porquê de estarmos enfrentando isso ou aquilo. Seja em sua vida pessoal ou em sua trajetória profissional, o olhar para o futuro muitas vezes se confunde com perrengues do passado que ainda martelam em sua cabeça. E o presente parece sempre confuso.

Não sei se destino existe, e muito menos se nosso “caminho” já está devidamente traçado – acho isso pouco provável. Fato é que a cada acontecimento em nossa vida nos faz encaixar mais uma peça no grande quebra-cabeça da vida. Sem aquela peça, seria impossível encaixar as próximas 3 ou 4 peças que se encaixam nela.

E, num crescimento exponencial, as próximas 8 ou 16 peças não se encaixariam se não fosse aquela primeira.

O nosso crescimento dentro de uma profissão é assim. Às vezes encontramos alguma “peça solta” que, mesmo analisando bastante, não entendemos muito bem o que significa ou o que representa em toda a nossa “pintura”. Mas, com o tempo, encaixada em seu devido lugar, ela fará todo o sentido no futuro.

Agora pense num grande quebra-cabeças – desses que se compra em papelaria. Umas 5.000 peças o compõem? Pois saiba que o quadro de sua vida tem alguns milhões de peças a mais…

Mesmo assim, é importante analisarmos cada “pecinha” em nossa vida e nossa carreira, tentar entendê-la e, mesmo que não consigamos, não tirar a importância dela – aquela experiência terá uma função. Tire proveito de todas as peças, mas cuidado para não pegar peças demais de uma só vez.

Está passando por uma fase “estranha” em sua carreira ou em sua vida pessoal? Acredite: logo encontrará onde essa “peça” se encaixa e logo você percebe que ela está ali para você poder #FazerAcontecer!

Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Lembre-se que quem fica parado é poste!

De seu Amigo, ZEPPA!

*Marcio Zeppelini é empresário, empreendedor social, palestrante inspiracional, presidente da Rede Filantropia e diretor-executivo da Zeppelini Publishers.

 
Cuiabá MT, 20 de Maio de 2024