Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Opinião Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022, 10:52 - A | A

Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022, 10h:52 - A | A

FRANCISNEY LIBERATO

Tudo gira em torno da liderança

Francisney Liberato

Você já parou para pensar que tudo gira em torno da liderança? A liderança está em todos os ramos da nossa vida, quer sejam: no trabalho, na família, no âmbito religioso, no lazer, nos estudos e em todos os lugares.

O líder é inerente à nossa sociedade de um modo geral. Nós precisamos de indivíduos que escolham e desejem exercer esse papel, além disso, que estudem, pesquisem, se mantenham atualizados e busquem liderar as suas equipes e grupos de pessoas com esmero, cuidado, inteligência emocional, visando à obtenção de um resultado planejado.

 

Se você, caro amigo, jamais pensou em exercer a liderança, saiba que ela está presente em todos os ambientes, sendo assim, você tem duas opções: a de ser um líder ou a de um ser liderado. Em qual grupo você deseja estar?

É óbvio que ao optar por exercer a função de líder, a sua responsabilidade e o seu empenho serão maiores do que os de um liderado. Se há harmonia ou não na entidade; se há resultados ou não; se a produtividade está boa ou não; se há felicidade dos colaboradores ou não, enfim; tudo isso é da responsabilidade de um líder, por isso que tudo gira em torno desse indivíduo.

É bom salientar que em ambas as funções ou atribuições, como líder ou liderado, sempre haverá bônus e ônus. Sendo líder, você poderá deixar o seu rastro ou legado, já como liderado, dificilmente isso ocorrerá.

Nós devemos exercer a nossa capacidade de livre-arbítrio para escolha ou não de se tornar um líder. Desejo e vontade ocorrem e se desenvolvem de dentro do ser humano para fora. Se interiormente você aspira a ser um líder com o padrão o qual busca, certamente você será capaz de exteriorizar os seus propósitos, motivações e interesses internos.

Como já destacado, ser líder não pode ser apenas uma aventura passageira e desorganizada, mas, sim, algo estruturado, planejado, pensado, estudado, com uma grande preparação mental e emocional; diante disso, haverá efetiva satisfação por parte dos proprietários da entidade, ou no ambiente em que está se exercendo a liderança.

Você deve ser um líder que atraia a atenção das pessoas que estão ao seu redor, principalmente dos liderados, não hesite em fazer o seu melhor pela sua equipe, ofereça a eles todas as suas qualidades, reduza, esconda, amenize ou elimine as suas fraquezas diante do seu público.

Tudo gira em torno da liderança, sendo assim, em qual dos grupos você deseja estar? No de um líder ou no de um liderado?

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade” e “Mude sua vida em 50 dias Premium“. www.francisney.com.br

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024