Cuiabá, 09 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,66
Icon search

CUIABÁ

Polícia Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 10:51 - A | A

Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 10h:51 - A | A

GANGUE DO RÍMEL

Esquema do CV recrutava apenas mulheres e faccionada foi flagrada com meio milhão em veículo

Da Redação

Na manhã desta quarta-feira, 07 de maio, duas megaoperações foram deflagradas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de Sinop (Gaeco) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (Ficco-MT) contra um “braço financeiro” da facção criminosa Comando Vermelho comandado exclusivamente por mulheres e que movimentou quantias milionárias do crime organizado.

Denominadas de Minerva e Destino Final 2, as operações cumpriram 14 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens e valores, contra o grupo que era responsável por arrecadar e ocultar valores obtidos de atividades criminosas, como o tráfico de drogas.

Conforme o delegado da Polícia Federal, Antônio Flávio Rocha Freire, supervisor da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (Ficco/MT) a estratégia da facção consistia em passar a quantia arrecada com a venda de entorpecentes para um grupo de mulheres e depois esse valor era repassado para outras faccionadas que por fim entregavam para uma última e única agente, responsável por trazer o valor apreendido até a capital.

“Inclusive, nesse último final de semana, as equipes do Gaeco e da Ficco realizaram a prisão em flagrante dessa mulher que realizava o transporte desses valores até a cidade de Cuiabá, quando ela estava transportando aproximadamente meio milhão de reais em um compartimento falso do veículo que ela conduzia”, declarou.

As investigações apontam que elas eram recrutadas pela liderança do Comando Vermelho e recebiam ordens para recolher os valores provenientes da venda de entorpecentes em diversos pontos da região centro-norte do estado, mas o núcleo da ação criminosa consistia na cidade de Sinop.

“Esse recolhimento era realizado em várias cidades aqui da região centro-norte e a centralização desse recolhimento era realizada aqui em Sinop para em seguida ser transportado lá para a cidade de Cuiabá”, explicou o delegado.

Cuiabá MT, 09 de Maio de 2025