Um aluno, da Escola Adventista Centro América, teria usado uma inteligência artificial para criar imagens pornográficas de 35 alunas, de idades entre 11 e 16 anos. As fotos teriam sido distribuídas em grupos de WhatsApp, no Instagram e no Telegram. O caso teria ocorrido durante a última semana e foi comunicado às autoridades neste domingo (22).
A denúncia foi levada ao conhecimento da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) pela mãe de uma das alunas.
O caso é investigado e em nota, a instituição afirmou que está tratando o caso com seriedade e aumentou a rigidez na política de celulares com os alunos.
Leia nota completa abaixo:
Nota de esclarecimento
Prezada comunidade escolar,
Desde ontem (19), nosso colégio foi informado sobre um caso de cyberbullying envolvendo alguns de nossos alunos do fundamental 2 e Ensino Médio. É de nossa responsabilidade garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos, e, por isso, estamos tratando a situação com a máxima seriedade.
A comissão de ética e disciplina realizou nesta tarde (20), uma reunião, onde foi discutido os fatos coletados e foi tomada as decisões adequadas, dentro do código de ética, para lidar com este incidente. É fundamental que cada passo tomado vise a proteção e bem-estar dos nossos alunos.
Gostaríamos de assegurar que os pais dos alunos diretamente envolvidos serão notificados até a próxima segunda-feira (23) sobre as medidas que serão adotadas. Para aqueles que não possuem provas concretas de envolvimento neste caso, continuaremos averiguando para confirmar qual a participação dos nomes apresentados.
Diante disto, recomendamos verificar os celulares dos filhos com quem eles conversam e os conteúdos que estão acessando. A partir de segunda-feira (23) seremos mais rígidos com o uso do celular por alunos e se preciso for, recolheremos para entregar para os responsáveis.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos, e reiteramos nosso compromisso em promover um ambiente saudável e respeitoso em nossa comunidade escolar.
Atenciosamente,
Daniel Pereira Santos Junior
Diretor Geral do Colégio Centro América.
20.09.2024