Cuiabá, 22 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Polícia Sábado, 13 de Janeiro de 2024, 13:06 - A | A

Sábado, 13 de Janeiro de 2024, 13h:06 - A | A

CRIME AMBIENTAL

PRF apreende duas carretas com carregamento irregular de madeira em MT

PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (INDEA-MT), realizou duas apreensões de transporte criminoso de madeira no mesmo dia, no município de Rondonópolis (MT).

Nesta quarta-feira (10), durante fiscalização realizada na BR364 em Rondonópolis, foram apreendidas duas carretas que transportavam madeira de forma ilegal. A primeira ocorrência foi pela manhã, quando, ao iniciar os procedimentos de fiscalização da documentação e da carga, verificou-se que o condutor realizava o transporte de madeira diversa da declarada em documento florestal, tornando a nota inválida. O veículo seguia de Itaituba (PA) para Viana (ES).

A segunda apreensão foi no início da noite, quando, ao realizar a pesagem do veículo que seguia de Rondônia para Minas Gerais, constatou-se excesso de peso. Considerando o excesso de peso, foi possível constatar a divergência entre o peso da carga efetivamente transportada e o peso declarado na nota fiscal. Esse fato motivou a realização da medição da quantidade volumétrica de madeira transportada. Após a medição, concluiu-se que houve excesso no volume de madeira transportada em relação ao quantitativo descrito na nota fiscal.

Dessa forma, ambos incorreram em Crime Ambiental, conforme previsto na Lei 9.605 de 1998. Os veículos e a carga ficaram à disposição da Justiça para que sejam tomadas as providências cabíveis.

 
Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024