Já circula nos grupos de whatsapp de Cuiabá o áudio de uma mulher, suposa "filha aflita", que alerta sobre a tentativa do golpe da vacina contra covid-19. Na gravação, a mulher revela que três suspeitos, um homem e duas mulheres, se passaram por agentes de saúde e tentaram entrar no prédio onde seu pai mora, inclusive, fornecendo nome, apartamento e andar. No áudio a mulher ainda diz que foi informada pelo porteiro de que o trio usava jalecos.
Sites de notícias de diferentes regiões do Brasil já noticiaram a chegada dessa nova modalidade de golpe. Em setembro do ano passado, em Patos de Minas-MG, um idoso foi vítima de uma ocorrência similar. Na ocasião, um casal, vestido com roupas brancas, se identificou como membro do Programa Saúde da Família (PSF) e que iria vaciná-lo contra a gripe. Homem e mulher aplicaram um medicamento na vítima, que a deixou sonolenta, e aproveitaram para roubá-lo.
No áudio que está circulando, a mulher afirma que quando o porteiro interfonou para o apartamento, ela não autorizou a entrada e disse que desceria. Tão logo receberam a informação, os três teriam fugido do local.
A suspeita é de que os criminosos quisessem entrar para assaltar a residência.
O Estadão Mato Grosso checou, junto à Secretaria Municipal de Saúde, que informou que nenhum profissional está realizando vacinação em domicílio e que os golpistas devem ter se aproveitado de uma informação de que os idosos serão vacinados em casa para fazer vítimas. Porém, reforçou a pasta, isso será realizado mediante agendamento e terá início a partir desta quarta-feira (10).
Nota da Secretaria de Saúde:
A Secretaria Municipal de Saúde alerta:
- A vacinação contra o coronavírus está sendo realizada exclusivamente no Centro de Eventos do Pantanal, mediante agendamento prévio no site da Prefeitura.
- Nenhum profissional da Saúde está realizando vacinação em domicílio.
- A vacinação da população idosa está prevista para começar nesta quarta-feira (10), para pessoas de 90 anos ou mais.
CONFIRA O ÁUDIO