O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a população de rua precisa de uma política séria para salvá-los das ruas e que somente as marmitas não irá “mudar a vida” deles. O prefeito também falou da necessidade de um restaurante popular direcionada a esse público. Ele falou do assunto nesta sexta-feira, 09 de maio.
“O nosso projeto para montar o restaurante para população de rua continua de pé. A gente está organizando a parte política, porque tem muita coisa aí que é parte política. Só de falar de alimentação da pessoa de rua, agorinha aparece mais um evento aqui na frente da prefeitura querendo distribuir alimentos”, falou o prefeito.
Assim que assumiu o mandato, Abilio anunciou a proibição de distribuição de marmitas nas ruas de Cuiabá. O planejamento é criar um centro de acolhimento onde pessoas em situação de rua possam se alimentar e receber apoio social e de saúde.
Brunini também considerou propor uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para transportar moradores em situação de rua até o Restaurante Universitário (RU). Sugeriu que a iniciativa também poderia ser vista como uma "experiência social" relevante para a instituição, acrescentando que ela talvez pudesse até encontrar a solução para isso.
“Então, não sou contra a alimentação da população de rua e não sou contra ajudar a população de rua. Mas ajudar a população de rua precisa de uma política séria para salvar a população de rua. Não simplesmente marmitas, isso não muda a vida deles. Claro que alimento é importante e mantém eles com condições de nutrição um pouco melhor do que a que eles estão”, disse Abilio.