O deputado federal José Medeiros (Pode) finalmente conseguiu se tornar a aposta do presidente Jair Bolsonaro. O líder maior da nação anunciou seu apoio à candidatura do político ao Senado nas eleições do ano que vem. O anúncio foi feito nesta manhã de segunda-feira, 19 de abril, na porta do Palácio da Alvorada em conversa com apoiadores.
“Em Mato Grosso eu já tenho candidato lá. É um deputado federal, ele é da Polícia Rodoviária Federal também, é o José Medeiros”, disse o presidente.
O anúncio pode ser visto como um “baita presentão” do presidente ao deputado. Desde 2018, Medeiros tenta disputar a cadeira com apoio de Jair, mas acabou sendo preterido. Naquela ocasião, Bolsonaro declarou seu apoio à juíza aposentada Selma Arruda, que se tornou uma decepção aos bolsonaristas e acabou sendo cassada por crime de caixa 2 e abuso de poder econômico.
No ano passado, Mato Grosso realizou uma eleição suplementar para ocupar a vaga da senadora cassada. José Medeiros tentou mais uma vez o apoio do presidente, que acabou por lançar a candidatura da Coronel Fernanda. Ela não conseguiu se eleger, mas – mesmo desconhecida – conseguiu a segunda colocação com mais de 293 mil votos.
Medeiros, que se mantém fiel ao presidente em todas as circunstâncias, já ocupou a cadeira de senador. Em 2014, quando Pedro Taques foi eleito governador de Mato Grosso, renunciou à senatoria, deixando o cargo para Medeiros, seu primeiro suplente.
O mandato do político foi marcado por idas e vindas na Justiça devido ao escândalo das atas, em que o segundo suplente, Paulo Fiuza, o acusava de fraudar o documento nas eleições de 2010. Segundo Fiuza, a primeira suplência pertencia a ele e não a Medeiros.
Ele chegou a ser cassado pela Justiça, mas não perdeu o cargo.