Está chegando o Natal e a Assembleia Social ofereceu na última semana uma oficina cheia de significado: arteterapia a pacientes de saúde mental para a produção de cartões natalinos. A formação é uma parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do CPA, que nasceu no Setembro Amarelo deste ano.
A oficina foi oferecida pela professora Daniela Cunha Crescêncio (a artista plástica Dani Xu), utilizando das técnicas de aquarela e lápis de cor em papel. “Foi uma experiência surpreendente, eu não tinha ainda trabalhado com pacientes de saúde mental e eles se adaptaram muito bem à técnica. Nenhum deles havia pintado antes”, conta.
A iniciativa atingiu um grupo reduzido de pacientes, com foco nas medidas de biossegurança, e foi das poucas ações direcionadas pela unidade do Caps, tendo em vista que as atividades coletivas foram suspensas por boa parte do ano.
Dani Xu também ficou encantada com o resgate do espírito natalino: “em tempos de Whatsapp, as pessoas perderam o hábito de trocar cartões de Natal e essa ação resgata um pouco isso. Os alunos contaram que entregarão a amigos, familiares, até para o Caps, como forma de gratidão”.
Beatriz Alves da Silva se destacou na produção dos cartões natalinos. A paciente faz tratamento de depressão e afirmou que a oficina foi muito proveitosa. “Eu cheguei aqui na primeira aula bem estressada, mas eu comecei a pintar e saí bem calma. Hoje estou bem tranquila. E eu gostei muito do resultado, o segundo cartão que fiz ficou mais bonito que o primeiro”.
“Nossas ações são sempre muito ricas. Nós sabemos da importância da arte para a alma, para a cura e é uma alegria tornar os dias dessas pessoas melhores. Oferecer arteterapia já é, por si só, grandioso, e ainda resgatando o espírito natalino, o sentimento de gratidão... Somos só sorrisos com essa parceria”, comemorou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.