Os vereadores reeleitos da base de Emanuel Pinheiro (MDB) articulam uma chapa para concorrer à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá. Com o recuo de Renivaldo Nascimento (PSDB), seguem na disputa para ser candidato do cargo mais cobiçado da Mesa, a presidência, Juca do Guaraná (MDB) e Marcrean Santos (Progressista).
Ao jornal Estadão Mato Grosso, Juca disse que busca consenso para evitar uma possível pulverização dos votos. Ele comentou que pretende montar uma chapa mista, com parlamentares novatos e reeleitos, e caso seja voto vencido apoiará seu “concorrente”.
“Acredito que estou pronto para presidir a Câmara de Cuiabá, mas o Marcrean é uma pessoa com experiência e também pode representar o Legislativo cuiabano. Se eu for voto vencido, ele terá o meu voto”, disse, alegando que a decisão deve acontecer até a próxima semana.
Renivaldo explicou para a reportagem que decidiu retirar seu nome da disputa para evitar um possível racha na base do prefeito. Ele comentou que ainda tem interesse em participar da Mesa, mas em outro cargo. Por isso, decidiu esperar a definição sobre a presidência para estudar as vagas disponíveis.
O vereador Marcrean Santos não atendeu às nossas chamadas, mas já havia confirmado, em entrevista realizada no início do mês, a pretensão em disputar a presidência da Casa. Como Juca, ele também comentou que o nome que mais que se destacar terá o apoio dos demais membros da base aliada.
“Estamos buscando entendimento com todos. Nós iremos tirar a presidência do arco de aliança entre os quatro vereadores. Nossa intenção é compor com todos os vereadores eleitos, independentemente de partido. Dos quatro, um vai se despontar. Isso é natural, cada um tem seu poder de articulação, seu poder de agregamento e o que despontar terá nosso apoio”, comentou o progressista na época.
Outro reeleito que também anunciou que vai buscar a presidência da Câmara é Diego Guimarães (Cidadania). Ele disse que sua intenção é garantir a independência do Legislativo do Executivo. Candidato a vereador mais bem votado neste ano, ele comentou que mantém seu nome e que busca fortalecer seu projeto.
ELEIÇÃO - A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá acontece no dia 1° de janeiro, após a posse dos vereadores eleitos e reeleitos.