O ex-ministro Blairo Maggi disse nesta segunda-feira, 9 de setembro, que “lançou” o governador Mauro Mendes (União) à Presidência da República para as eleições de 2026. Blairo disse que Mendes faz um “governo excepcional”, o que é um forte atributo para concorrer nas próximas eleições.
Blairo foi questionado por jornalistas se Mauro está seguindo seus passos, já que Maggi governou Mato Grosso por oito anos, de 2002 a 2010, e renunciou ao cargo no último ano de mandato para disputar uma vaga no Senado Federal, sendo eleito. O empresário acredita que Mendes está gabaritado para conseguir um cargo na esfera federal.
“Acho que sim [sobre vaga ao Senado]. O Mauro, na minha avaliação, faz um excepcional governo. Tem atendido às necessidades do Estado, as contas equilibradas. Portanto, se quiser continuar...”, falou Blairo.
Ser candidato a senador é uma prática comum no Brasil entre os governadores que estão no fim do mandato. Em 2022, seis governadores deixaram seus respectivos governos e se elegeram senadores.
Porém, Mauro já foi colocado como um possível candidato à Presidência da República em 2026, em algumas pesquisas de intenção de votos nacionais encomendadas pela direita. Ao ser questionado se o governador tem credencial para o cargo, Maggi respondeu: “eu já lancei ele”.
Mauro Mendes tem sido cogitado como vice em uma eventual chapa encabeçada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que já se lançou pré-candidato a presidente, na tentativa de angariar os votos bolsonaristas.