O deputado estadual Eduardo Botelho (União) cobrou o governador Mauro Mendes (União) para reunir membros do partido para montar a chapa de deputados para as eleições de 2026. Botelho argumentou que os partidos “grandes” de MT já estão montando seus respectivos grupos e alertou a possibilidade de o União Brasil ficar com nomes menos competitivos. O deputado falou do assunto nesta quarta-feira, 08 de maio. Mendes é o atual presidente do partido e é quem deve organizar o grupo.
“Estive com o governador, nós discutimos a necessidade de reunir nosso grupo, de conversar. Ele acha que é cedo, mas nós precisamos fazer um programa de filiação, trazer pessoas que tem possibilidade de ser candidato no ano que vem. Acho que o momento é agora, nós temos que começar a trabalhar. Nesse aspecto ele concordou”, disse o deputado.
MDB, PSD, PL e o Podemos já estão montando suas chapas há mais de um ano para as eleições de 2026. Os jornalistas questionaram Botelho se o atraso não poderia frustrar candidatos do União Brasil que pretendem disputar. Para ele, o partido precisa movimentar.
“O problema é que os outros partidos estão correndo muito cedo, o PSD, o Carlos Fávaro está montando a chapa dele, o MDB, a deputada Janaina está correndo o estado junto com o Léo Bortolin, o deputado Max já está com um grupo montado para o Podemos, o PL já tem um grupo montado. Então, nós precisamos movimentar, principalmente para trazer as pessoas para dentro do partido, as pessoas que têm potencial de ser candidato a estadual, a federal”, disse.
Botelho brincou ao comparar a montagem de chapa como jogo de bolinha de gude, que se esperar só irá sobrar candidatos fracos.
“Está no tempo ainda, mas nós não podemos mais esperar muito tempo. Se não a gente vai encontrar o que eu falo “só o casca bulha”. Sabem o que é? Já jogou bolita [bolinha de gude]? As novinhas, as loritas bonitinhas e aquelas velhas...aí fica só os candidatos mais fracos. Precisamos ir atrás dos bons candidatos”, brincou Botelho.