O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), cobrou fiscalização mais rígida para impedir o trânsito de caminhões e veículos pesados na MT-251, a Estrada de Chapada, que tem sido palco de constantes deslizamentos de terra, principalmente na região do Portão do Inferno. Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira, 13 de dezembro, Botelho elogiou a proibição do trânsito de veículos pesados na região e citou o risco que existe para os motoristas que trafegam pela rodovia.
O trânsito de veículos pesados foi proibido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) em portaria publicada nesta quarta, no Diário Oficial do Estado. O texto estabelece que os veículos de carga deverão usar a MT-140, interliga as BRs 070 e 163, para poder acessar Chapada dos Guimarães através da cidade de Campo Verde. A exceção fica com os ônibus que realizam transporte intermunicipal de passageiros pela MT-251.
“Acertadíssimo. Ali não é para estar transportando caminhão. Os caminhões que estão vindo de Campo Verde, de Primavera do Leste estão entrando por ali e isso é grave, pode acarretar graves acidentes. Ali é uma estrada parque, uma estrada que tem que ter um cuidado especial com ela e, principalmente, uma estrada turística, que tem muitos carros pequenos. Então, não dá para esses caminhões ficarem transitando por ali. Tem que vir pela BR [070]”, afirmou Botelho.
O presidente da Assembleia também cobrou uma atuação mais incisiva por parte da Polícia Militar para fiscalizar o trecho e impedir o trânsito de caminhões.
“Tem que haver uma fiscalização maior em cima disso, porque continua tendo muitos caminhões, inclusive que transportam água. Tem que, no mínimo, diminuir o tamanho desses caminhões que transportam água”, pontuou.
Botelho enfatizou ainda a necessidade de realizar a manutenção frequente das imediações da rodovia, para prevenir novos deslizamentos e evitar uma tragédia. Nesta quinta, 14, a Estrada de Chapada será interditada para remoção de árvores e limpeza das imediações. Porém, os trabalhos na região precisam ser aprovados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), já que a estrada atravessa o Parque Nacional de Chapada.
“Nós temos que dar uma manutenção ali, tem um perigo iminente ali, que tem que ser corrigido, tanto a Secretaria de Infraestrutura quanto a Defesa Civil têm que ter uma atenção especial lá para aquele local”, concluiu.