Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sábado, 27 de Agosto de 2022, 12:00 - A | A

Sábado, 27 de Agosto de 2022, 12h:00 - A | A

MODAL DE TRANSPORTE

"BRT é retrocesso, nenhuma cidade do país quer esse tipo de transporte", critica Márcia

Da Redação

A candidata ao Governo de Mato Grosso, Marcia Pinheiro (PV), que já se posicionou a favor da conclusão das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), reafirma, se eleita, vai trabalhar para implantar o modal: "mais moderno, do desenvolvimento e do futuro, dando dignidade e qualidade de vida a quem usa do transporte público". 

A candidata critica o sistema de ônibus de trânsito, o Bus Rapid Transit (BRT), que, segundo ela, está sendo eliminado nas grandes cidades do país.

 

"Sou favorável à modernidade. E o VLT representa o desenvolvimento e o futuro.  O atual governador Mauro Mendes, que, quando foi prefeito aprovava o VLT e sem explicação plausível, optou por implantar o atraso, no descaso e nas famosas carroças do BRT", lamentou Márcia. 

Conforme a candidata, 40 trens com 7 vagões cada e capacidade diária de transporte de cem mil pessoas por dia, estão inutilizados na central de operacionalização e monitoramento (instalado em Várzea Grande) há quase dez anos.

Para Márcia, é inadmissível que os vagões estejam sofrendo o desgaste natural do tempo, sem que nenhum dos mais de 300 mil usuários do sistema público de transporte das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, tenha utilizado o modal. Ela defende a conclusão da implantação do modal em tempo célere, mediante a utilização de recursos do caixa do Estado.

“Gastar mais de R$ 500 milhões em um sistema  que já não se usa mais ? Isso sem contar que não um BRT, de fato, já que não atende aos requisitos reais do modal. É por isso que se coloca esperança em alguém. O político necessita de duas questões essenciais: a sensibilidade para entender o que é melhor para o seu povo e o compromisso em cumprir o que se compromete, tendo o cidadão, sempre, em primeiro lugar”, declarou.

Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024