Cuiabá, 08 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,46
Icon search

CUIABÁ

Política Sexta-feira, 07 de Maio de 2021, 17:29 - A | A

Sexta-feira, 07 de Maio de 2021, 17h:29 - A | A

CUIDAR DOS 'XANIM'

Câmara aprova inclusão de causa animal em comissão temática

Câmara Municipal de Cuiabá
Assessoria de Imprensa

Com 22 votos á favor, foi aprovado na Câmara Municipal na manhã dessa quinta-feira (06.05), durante a sessão ordinária, o Projeto de Resolução de autoria do vereador Sargento Vidal (Pros), que acrescenta a Defesa ao Direito dos Animais na Comissão de Transporte, Urbanização e Meio Ambiente.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

De acordo com o vereador, a modificação irá permitir a promoção de ações e políticas de defesa aos direitos dos animais contra a crueldade e maus-tratos dentro dos limites dos municípios. "É importante ressaltar a necessidade de cuidar dos animais e do Meio Ambiente simultaneamente. O projeto, ora apresentado, visa agregar e completar de vez a Comissão de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente nessa Casa de Leis", explicou ele.

Vidal ressaltou que é a primeira vez, desde a criação da Câmara Municipal de Cuiabá, que a bandeira em defesa aos animais e a sua proteção pode ser incluída ao Meio Ambiente. Analisou ainda que nunca um legislador municipal dentro de Cuiabá, se preocupou com a causa, seja por achar insignificante ou até mesmo por não ter consciência da importância dos animais para o Meio Ambiente da Capital.

O parlamentar destacou no projeto que o Direito dos Animais versa, além de defender seres indefesos, a saúde publica da Capital, considerando que muitas doenças dos animais são transmissíveis aos seres humanos.

"[...] Nossa capital é conhecida pela exuberante área Pantaneira, bem como a sua fauna e flora, dessa forma não se pode esquecer que essa Casa de Leis tem o dever de defendê-la, começando pelos pet’s domésticos e animais urbanos.
Portanto, é de suma importância a aprovação deste, pois estaremos conscientizando e cuidando do nosso cidadão cuiabano [...]", diz trecho do documento.

Cuiabá MT, 08 de Julho de 2025