Mesmo hipertenso, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não se vacinou contra covid-19 nesta segunda-feira (17), como estava previsto. Ele chegou a se encaminhar ao ponto de vacinação no Senai, mas constatou no lugar que seu caso de hipertensão era leve e não se enquadrava nos critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Diante da situação, Emanuel destacou que preferiu não seguir adiante, pois estaria furando fila e passando mau exemplo à população de Cuiabá.
“O meu quadro é leve e não encaixa na prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde. Então, diante disso, eu tô cancelando. Não sou eu que vou furar fila, não sou eu que vou dar mau exemplo. Vou aguardar a minha vez para vacinar”, pontuou.
O prefeito aproveitou a ocasião para anunciar que está trabalhando junto com a Secretaria de Saúde para elaborar um cronograma completo da vacinação em Cuiabá. A ideia é permitir que as pessoas já tenham uma ideia de quando conseguirão se vacinar contra a covid-19, algo que segue difícil de calcular devido à inconstância do Ministério da Saúde na destinação de novas doses.
“Quero ver se a gente estabelece esse cronograma que, junto com a comorbidade, vai fechando a idade. Porque dessa forma, quem tem 40, 35 anos, sem comorbidade, que acha que vai demorar muito, já terá uma expectativa de quando será vacinado”, pontuou.