Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quarta-feira, 18 de Outubro de 2023, 06:55 - A | A

Quarta-feira, 18 de Outubro de 2023, 06h:55 - A | A

PESQUISA MT DADOS

Com Garcia na lanterninha, Mauro destaca que pesquisa é apenas fotografia do momento

Da Redação

O governador Mauro Mendes (União) preferiu não tecer comentários sobre o resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa MT Dados no último dia 16, em que mostra seu pupilo, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), no final da lista. Ele apenas comentou que o levantamento, há um ano das eleições municipais, registra apenas a fotografia do momento e não define quem irá vencer o pleito.

Ele citou como exemplo, quando concorreu pela primeira vez ao comando do Palácio Paiaguás, onde, inicialmente, estava atrás de seu concorrente, mas acabou vencendo a disputa.

 

“Quem tem um pouquinho de experiência sabe. A fotografia é um retrato do momento. O Bolsonaro [ex-presidente], quando ele saiu candidato em 2018, tinha apenas 2%, ganhou a eleição em 2018. O Lula, quando saiu, saiu atrás, ganhou a eleição agora. E no Brasil inteiro encontramos dezenas de exemplos de cara que sai na frente e chega atrás, que sai atrás e chega na frente”, destacou em entrevista à imprensa nesta terça-feira, 17 de outubro.

Mauro ainda ressaltou que a população não se interessa por dados apresentados muito antes da eleição, comentando que muitos decidem em quem vai votar próximo da data.

“O cidadão está preocupado com os problemas reais da vida dele. E é com esses problemas reais que eu tenho o compromisso de tentar ajudar a resolver. Melhorar a infraestrutura, fazer com que a educação melhore, fazer os hospitais aí pegarem um ritmo melhor e maior e serem entregues nos próximos anos. Enfim, uma agenda grande de entrega para o cidadão. Essa, para mim, é a boa política e não a política eleitoral”, disse.

O mesmo levantamento que mostra Garcia no fim da lista, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, que pode sair do União Brasil depois de não encontrar espaço para seu projeto para 2024.

Sobre o protagonismo de Botelho na pesquisa, Mauro comentou que não estava vibrando nem com a eleição A e B, ressaltando que falta ainda muito tempo para o pleito.

“O União, sobre a minha presidência, vai continuar focando na entrega de resultados para o cidadão e para a sociedade. Vamos continuar fazendo política para beneficiar a população e vamos dialogar, política eleitoral de vez em quando. Eu não vou ficar fazendo do meu mandato uma prioridade de fazer campanha eleitoral, seja para A, B ou C”, frisou.

PESQUISA

Liderando tanto nas pesquisas espontâneas, com 24% das intenções de voto, quanto nas estimuladas, com 32%, Botelho aparece com ampla vantagem sobre os demais pré-candidatos. O segundo colocado é o deputado federal Abílio Júnior (PL), com 11% das intenções na pesquisa espontânea e 18% na estimulada.

Em terceiro lugar encontra-se Lúdio Cabral (PT), que obteve 9% na pesquisa espontânea e 15% na estimulada. Enquanto em quarto lugar aparece o atual vice-prefeito, Roberto Stopa (PV), com 3% na pesquisa espontânea e 5% na estimulada.

Correligionário de Botelho, o secretário-chefe da Casa Civil e deputado federal licenciado Fábio Garcia alcançou 3% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 6% na estimulada.

O levantamento envolveu a coleta de dados de 1.037 entrevistados em 126 bairros e dois distritos entre os dias 5 e 9 de outubro de 2023. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Botelho lidera corrida à Prefeitura de Cuiabá e venceria todos no 2º turno, diz pesquisa

 
 
Cuiabá MT, 19 de Setembro de 2024