As escolas municipais de Cuiabá avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, nos anos iniciais. A média das escolas municipais foi de 5,8, acima da última avaliação realizada em 2021, que era de 5,6, retornando ao índice pré-pandemia.
No Município de Cuiabá, no ranking das escolas públicas (redes estadual e municipal), a EMEB Madre Marta Cerutti ficou em 1º lugar com 7,3, em segundo lugar a EMEB Ana Tereza Arcos Krause, alcançou 7,1 e a EMEB Professor Onofre de Oliveira, aparece em terceiro lugar, com 6,7. Em quarto lugar ficou uma unidade da rede estadual e, em 5º lugar, a EMEB Maria Ambrósio Pommot, com 6,6.
Das 10 escolas com os melhores índices do IDEB, oito são da rede pública municipal de Cuiabá.
O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou o crescimento no desempenho e proficiência dos estudantes da rede pública municipal de Cuiabá. “Houve uma grande evolução decorrente dos investimentos na infraestrutura física e pedagógica. A priorização da educação a partir da evolução do trabalho pedagógico com material estruturado para os mais de 58 mil estudantes, formação continuada dos professores, dos coordenadores pedagógicos e demais gestores -, podem ser comprovados nos números divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação. Parabenizo todos os profissionais da rede pelo empenho, pelo comprometimento e avanço alcançado”, destacou Emanuel Pinheiro.
O índice avalia a qualidade do ensino das escolas públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Em Cuiabá, cerca de 7 mil estudantes de 50 unidades educacionais que atendem os anos iniciais (5º Ano) e oito unidades que atendem os anos finais (9º Ano) participaram da avaliação.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre os resultados. “Desde o princípio da gestão estabelecemos metas e acompanhamento do trabalho pedagógico dos profissionais da educação, com foco na melhoria da proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, e ainda avaliações constantes, como a Prova Cuiabá, a fim de ajustarmos a atuação nas unidades educacionais. Essa melhoria ficou evidenciada por meio do resultado do Ideb, que teve um crescimento relevante nessas áreas”, observou Edilene Machado.
Os dados brutos relativos aos Municípios disponibilizados pelo Ministério da Educação na tarde desta quarta-feira (14) estão sendo avaliados pelas equipes das unidades educacionais e da Secretaria Municipal de Educação
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). É um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.