O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta segunda-feira (21) que pretende abrir novos grupos de vacinação na capital e imunizar os jovens de 18 a 25 anos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
Em entrevista do Conexão Poder, Emanuel disse que devido à baixa procura e falta de comparecimento do grupo prioritário, o prefeito vai estudar um mecanismo de vacinar os mais jovens com as doses que estão sobrando dos grupos faltosos.
“Na semana passada, de 1.000 cadastrados, 187 foram vacinar, ou seja, de 18% a 20%, e 800 não foram se vacinar. Então além da inversão da ordem de quem não for se vacinar vai para o fim da fila, eu quero estabelecer um parâmetro de abrir, por exemplo, não vacinou o lote de 45 a 50 anos, vacinou 20% e não vacinou 80%, vai vacinar de 18 a 25 anos, eu abro o cadastro para pegar esses lotes que foram cadastrados, mas não foram aplicadas as doses de vacinas”, detalhou.
A ideia do prefeito segundo ele, não é inédita e já acontece em Brasília e no Rio de Janeiro e ele pretende implantar na capital mato-grossense. O prefeito explicou que é importante vacinar os mais novos, pois, as novas cepas têm atingido mais os jovens que não param em casa, tem se movimentado mais, e estão mais expostos aos vírus, enquanto os mais velhos e pessoas com comorbidades se protegem mais.
Atualmente na capital estão sendo vacinadas pessoas na faixa etária de 50 anos para cima sem comorbidades.