Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 09:17 - A | A

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 09h:17 - A | A

INSUSTENTÁVEL

Cuiabá sofre bombardeio de fumaça após grandes incêndios florestais

Da Redação

Nas últimas semanas Cuiabá está amanhecendo completamente enfumaçada após constantes "bombardeios" vindas pelo vento. Muitos cuiabanos já sentem os efeitos de acordar e dormir respirando fumaça dos incêndios. O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) comentou a situação caótica que tem destruído o meio ambiente.

“Essa fumaça que a gente vê aqui hoje, se o vento for sul, e eu vou confirmar isso depois e passo para vocês, é fumaça que vem do nosso Pantanal ainda, dessa residência de fogo que eu comentei aqui, e vem do Mato Grosso do Sul e vem da Bolívia. O vento sul traz para cá. Se o vento for em outro sentido, pode ser das queimadas ainda na Chapada dos Guimarães ou na região de Nobres”, disse.

Apesar da triste realidade, Avallone destaca que estão trabalhando para combater os incêndios e que em 2025 o ano será melhor.

“Então a situação hoje no estado é essa e nós estamos preparando mais respostas para este ano e para o ano que vem. O ano que vem vai ser melhor ainda”, contou.  

MAIS BOMBEIROS

Na última terça-feira, 10, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou que o país vive uma "pandemia de incêndios florestais" e determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal. Com a decisão, o Governo Federal deverá convocar mais militares do Corpo de Bombeiros para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. 

O ministro também determinou que mais aviões devem ser utilizados no trabalho dos militares. A contratação e a requisição de aeronaves na iniciativa privada também foi autorizada. A Polícia Federal e as polícias civis dos estados deverão realizar um mutirão de investigação sobre os incêndios provocados pela ação humana.

 
 
 
 
 
Cuiabá MT, 11 de Outubro de 2024