Cuiabá, 18 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 10:53 - A | A

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 10h:53 - A | A

CONFIRA O RESULTADO

Cuiabanos se dividem entre Lúdio e Janaína ao governo; Mauro lidera ao Senado

Da Redação

A pesquisa Gazeta Dados divulgada nesta quarta-feira, 22 de novembro, também sondou os eleitores cuiabanos sobre as eleições de 2026, quando serão eleitos um novo governador e dois senadores por Mato Grosso.

Na corrida para o governo do Estado, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) desponta na liderança, alcançando 15% da intenção de votos. A deputada estadual Janaina Riva (MDB) segue de perto, com 14%, configurando um empate técnico.

 

Em terceiro lugar, o senador Jayme Campos (União) figura com 6%, seguido por Wellington Fagundes (PL) com 5%, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) com 4%, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) com 3%, e, por último, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) com 1%. Brancos e nulos somam 14%, enquanto 38% não souberam ou não quiseram responder.

Em um cenário sem Lúdio, Janaina Riva e Emanuel Pinheiro, Jayme Campos lidera com 11% das intenções de votos, seguido por Wellington Fagundes com 8%, Carlos Fávaro com 6%, e Pivetta com 3%. Brancos ou nulos somam 22%, e 50% não souberam ou não quiseram responder.

Na modalidade espontânea, Carlos Fávaro (PSD), Lúdio Cabral (PT) e Janaina Riva (MDB) são os mais lembrados pelos cuiabanos, cada um com 2%. O governador Mauro Mendes (União), o deputado estadual Eduardo Botelho (União) e a ex-deputada Rosa Neide (PT) surgem com 1%. Outros candidatos somam 2%, brancos e nulos são 2%, e 88% não souberam ou não quiseram responder.

REJEIÇÃO AO GOVERNO

Avaliando a rejeição, o prefeito Emanuel Pinheiro lidera com 11% das respostas. Jayme Campos e Lúdio Cabral aparecem em segundo lugar, ambos com 5% de rejeição. Janaina Riva, Wellington Fagundes, Carlos Fávaro e Otaviano Pivetta têm 3% cada. Brancos e nulos atingem 15%, e 52% não souberam ou não responderam.

SENADO EM 2026

Na disputa pelo Senado em 2026, o governador Mauro Mendes (União) é o nome mais lembrado, atingindo 18% da intenção de votos dos cuiabanos. No entanto, ele teria que abandonar seu mandato no meio, em 31 de março de 2026, para poder concorrer.

Em segundo lugar está Lúdio Cabral com 9%, seguido por Janaina Riva com 8% e Jayme Campos com 6%. Na sequência, Wellington Fagundes e Emanuel Pinheiro têm 3% cada. O deputado federal José Medeiros (PL), Rosa Neide e Carlos Fávaro estão empatados com 2% cada. Brancos e nulos somam 12%, e 34% não responderam.

Quando se considera o segundo voto para o Senado, Lúdio Cabral lidera com 9%, seguido por Mauro Mendes e Riva, ambos com 8%. Jayme Campos e Wellington Fagundes têm 5% cada. Carlos Fávaro com 3%, José Medeiros, Rosa Neide e Emanuel Pinheiro, 2% cada. Brancos e nulos somam 12%, e 43% não souberam ou não quiseram responder.

REJEIÇÃO AO SENADO

A rejeição para o Senado destaca Emanuel Pinheiro, com 12%. Jayme Campos é o segundo mais rejeitado, com 7%, seguido por Mauro Mendes com 4%, e Lúdio Cabral com 3%. Carlos Fávaro, Janaina Riva, Otaviano Pivetta, a senadora em exercício Margareth Buzetti (PSD) e Wellington Fagundes empatam com 2% de rejeição cada. Os menos rejeitados são José Medeiros, Rosa Neide e Antônio Galvan (PRD), cada um com 1%. Brancos e nulos somaram 11%, e 50% não responderam.

METODOLOGIA

A pesquisa Gazeta Dados ouviu 800 moradores de Cuiabá entre os dias 15 e 18 de novembro, utilizando o método Survey. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

 
 
 
 
 
Cuiabá MT, 18 de Setembro de 2024