A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou suas redes sociais para pedir à população que evite aglomerações e ajude a conter o contágio do novo coronavírus. Ela destacou que o sistema de saúde de Mato Grosso está à beira do colapso e que, se não houver mudança no comportamento, “esses dias que estão por vir agora serão muito difíceis para todos nós”.
Os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última semana mostram o crescimento acelerado da taxa de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria. Na segunda-feira passada (11), o percentual de ocupação era 62,78%. Já no domingo (17), a taxa saltou oito pontos percentuais, chegando em 70,84% somente em leitos de UTI.
“Nós estamos perto aí de termos as nossas UTIs 100% ocupadas no Estado de Mato Grosso”, disse a deputada.
Janaína ainda lembrou que pacientes com plano de saúde estão sendo remanejados para a rede pública porque não estão encontrando leitos em hospitais particulares.
“Não existe neste momento diferença entre quem tem dinheiro ou não tem. Muita gente que tem condições de estar no particular não encontrou vaga e está no sistema SUS, e a gente está encontrando dificuldade justamente por conta disso. Está tudo lotado”, disse. “Chegamos ao pico, vamos ficar dentro das nossas casas, vamos controlar as aglomerações. Não podemos retroagir”, ressaltou.
Ela conta no vídeo que recebeu ligações do prefeito de Juara, Carlos Sirena (DEM), que comentou sobre a possibilidade de decretar estado de calamidade no município. Janaina disse que a ocupação de leitos de UTI no hospital referência da cidade chegou a 100%.
A deputada ressaltou que o momento é de conscientização e que as pessoas devem ser mais cautelosas ao sair de casa.
“Não adianta a gente ficar falando: “ah, mas pra isso tem que ter fiscal, tem que ter fiscalização”, não adianta ter fiscal se nós não tivermos o discernimento e se nós não entendermos que, neste momento, novamente, nós temos que minimizar nossas saídas. Sair das nossas casas, irmos até alguma reunião, algum encontro só for imprescindível”, disse a deputada.
“Vou dar um exemplo aqui pra vocês do meu trabalho na Assembleia Legislativa. Nós estamos agora no recesso, mas se nós estivéssemos de volta às nossas sessões, novamente eu as faria de dentro da minha casa, de forma virtual. Não que não seja muito melhor estar lá, é claro que pra mim é muito melhor [...], mas não é mais hora. Agora a gente vai ter que rever o nosso comportamento, nos recolhermos um pouco mais”, orientou.
Pandemia em MT - Em Mato Grosso, até domingo, 199.006 pessoas testaram positivo para covid, sendo que 4.793 morreram em decorrência da doença.
Veja o vídeo: