Cuiabá, 29 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, 17:45 - A | A

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, 17h:45 - A | A

REAJUSTE ANUAL

Deputados aprovam RGA com índice oficial da inflação

Da Redação

Os deputados estaduais de Mato Grosso acabam de aprovar em redação final a Revisão Geral Anual (RGA) em 4,62%. O índice segue a inflação oficial do país de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 11 de janeiro. O texto segue para sanção do governador Mauro Mendes (União Brasil).

O índice será incorporado no salário de todos os servidores públicos do Estado já neste mês, cuja folha é paga no dia 31. O reajuste também é válido para os servidores da Assembleia Legislativa (ALMT), Tribunal de Justiça (TJMT), Ministério Público Estadual (MP-MT), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Defensoria Pública (DP-MT).

Inicialmente, o Governo havia encaminhado o projeto com previsão de 5,83%, mas reduziu o índice nesta quarta após a divulgação oficial da inflação. Os deputados estaduais tentaram negociar a permanência do índice anterior, mas não conseguiram convencer o Governo.

Os parlamentares alegam que os servidores estão com defasagem no salário devido a um calote da RGA durante a gestão Pedro Taques, que foi marcada por atrasos nos repasses e concessões do direito. Além disso, eles ainda não receberam o reajuste durante o período de pandemia.

 
 
Cuiabá MT, 29 de Maio de 2024