Cuiabá, 17 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,57
Icon search

CUIABÁ

Política Terça-feira, 23 de Março de 2021, 15:06 - A | A

Terça-feira, 23 de Março de 2021, 15h:06 - A | A

PRESSÃO ECONÔMICA

Deputados não querem aprovar "superferiado" de 10 dias em Mato Grosso

Gabriel Soares e Jefferson Oliveira

O deputado Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, acredita que o governador Mauro Mendes (DEM) terá dificuldades de aprovar o ‘superferiado’ de 10 dias para conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso. Segundo Botelho, não há sequer os 13 votos necessários para aprovação da matéria.

“Eu acredito que não vai ter. Hoje não tem, depende das conversas aqui, vamos ver como que é. Mas eu tô sentindo entre os deputados que há muita gente contra”, disse Botelho, desconversando sobre seu próprio posicionamento a respeito da matéria: “Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário”.

A dificuldade foi confirmada pelo líder do governo no Parlamento, Dilmar Dal’Bosco (DEM). Ele revelou que há grande pressão do setor empresarial para que não haja fechamento dos comércios, devido a um temor generalizado pelos impactos financeiros dessa medida.

“Acho que nós temos que fazer uma avaliação aí e ver qual a participação realmente de cada federação para que possa auxiliar o governo nas fatalidades que tem. Tivemos 125 mortes na última divulgação, nas últimas 24h. Mas também tem que buscar o equilíbrio. O que tem é muitas festas clandestinas, a pessoa parece que não tá preocupada”, pontuou.

A proposta do governador é antecipar cinco feriados estaduais para criar um ‘superferiado’ de 10 dias, entre esta sexta-feira (26) e o próximo domingo, 4 de abril. Os detalhes do projeto ainda são desconhecidos para os próprios deputados, mas eles já estão se colocando contrários à matéria devido aos impactos econômicos da medida.

Mauro deve ir pessoalmente à Assembleia para defender seu projeto. Mato Grosso vive hoje o pior momento da pandemia. Já não há leitos de UTI disponíveis no estado, tanto na rede pública quanto na particular. Nesta segunda-feira (22),  125 pessoas morreram vítimas da covid-19, o maior número de mortes em um único dia desde o começo da pandemia.

Cuiabá MT, 17 de Julho de 2025