O MDB segue articulando para ganhar mais espaço no governo Mauro Mendes (DEM). Nesta quarta-feira (13), o deputado federal Carlos Bezerra, liderança maior da sigla em Mato Grosso, esteve reunido com o governador e com a deputada estadual Janaína Riva para debater a possibilidade de indicar mais um secretário.
Inicialmente, o objetivo da sigla era convencer o governador a recriar a Secretaria de Cidades (Secid), extinta na gestão de Mendes, e colocar o deputado estadual Thiago Silva no comando da Pasta com a missão de coordenar as obras do programa Mais MT, que prevê investimentos de mais de R$ 9 bilhões no estado.
“O Bezerra chegou a dar uma sugestão da Secretaria de Cidades, até porque agora tem o Mais Mato Grosso, então vai ter muita obra para administrar, mas não vi do governador entusiasmo em criar mais uma secretaria. E talvez até pelo ambiente agora, de criar mais um cargo, acho que não é o momento”, contou a deputada Janaína Riva.
Diante da negativa, o partido articula para que Thiago assuma outra pasta. A perspectiva é de coloca-lo no comando da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnológica (Secitec) ou de fazer um rodízio com o ex-deputado Silvano Amaral, que hoje está no comando da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).
Janaína destacou que as conversas ainda estão começando, já que o deputado Thiago, pivô das articulações, sequer confirmou se teria intenção de deixar a Assembleia. “O Thiago não deu resposta ainda sobre ele sair ou não da Assembleia, porque isso seria uma pauta realmente do partido, não seria do Thiago. Nós é que abraçamos ele”, concluiu.
O MDB faz parte da base do governo Mauro Mendes e tem buscado uma maior aproximação com o governador. No final do ano passado, Carlos Bezerra chegou a convidar Mendes para se filiar no MDB.