O prefeito reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), deve anunciar nas próximas semanas os nomes que irão compor o staff do primeiro escalão de seu próximo governo.
Alguns nomes devem ser indicados por partidos que estiveram no arco de alianças na chapa que ajudou a reeleger o emedebista. O prefeito comentou que neste momento está avaliando os nomes e ressaltou que quer uma equipe comprometida e que se desafie para atender as expectativas da população.
“Ao longo dessas próximas duas semanas estarei definindo, estabelecendo a questão de nomes que vão poder, principalmente, nortear o início dos próximos quatro anos de mandato por Cuiabá”, disse.
“Estou avaliando o momento, os perfis, os quadros. Eu tenho compromisso com o povo cuiabano, com a população cuiabana. Nosso quadro é excelente, é uma equipe acima da média, mas precisamos estar sempre nos desafiando a melhorar cada vez mais e entender a expectativa da população cuiabana”, complementou.
Em entrevista recente ao jornal Estadão MT, Pinheiro comentou que daria “novos ares” em seu secretariado. Alguns nomes de seu atual quadro, devem permanecer no próximo, mas não ficaram nas mesmas pastas.
“Não acho recomendável o secretário ficar na mesma pasta por muito tempo e nem interessante para sociedade. A população precisa ganhar em ações, obras, programas, projetos que cheguem lá na ponta, precisa ganhar em agilidade, em dinâmica da gestão. Tenho como prática e como experiência que secretário que fica muito tempo na pasta acomoda, geralmente não dá vitalidade, a garra e a emoção que aquele secretário que está iniciando tem”, ressaltou.
Retorno – Alguns secretários que deixaram seus cargos para trabalhar na campanha de reeleição de Emanuel devem retornar nos próximos dias. Entre os que retornam ainda este ano estão Zamproni, da Secretaria Municipal da Mulher, e Fausto Olini, de Inovação e Comunicação.
“Alguns sim, outros não. Por exemplo, o secretário Fausto já voltou para a Comunicação, a secretária Luciana Zamproni está voltando para a Secretaria da Mulher. O ex-secretários Zito [Adrien, Planejamento] e Lincoln [Sardinha, Governo] ainda vou conversar com eles, temos que projetar o novo mandato e poder buscar uma lealdade fidedigna ao nosso plano de governo, nosso plano de meta e aos compromissos que fizemos com a população cuiabana”, explicou.
Outro nome que deve ser avaliado pelo prefeito é do ex-secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, que estava na coordenação-geral da campanha de Emanuel.
Mudanças - Durante o período de seu mandato, Emanuel promoveu diversas mudanças no seu secretariado, as trocas ocorreram por questões políticas ou decisões judiciais após a deflagração de operações.
Dos 18 secretários que tomaram posse em 2017 apenas quatro continuam no staff: Antônio Pôssas de Carvalho (Fazenda); Juarez Samaniego (Meio Ambiente); Antenor Figueiredo (Mobilidade Urbana); Leovaldo Sales (Ordem Pública).