O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lançou nesta sexta-feira (7) o programa "Pra Frente Cuiabá", que busca incentivar a retomada econômica de Cuiabá no pós-pandemia, por meio da geração de emprego e renda. Ele reforçou que a inexistência de uma ponte entre o cidadão e o setor produtivo ocasiona em descompassos e a Prefeitura vai atuar para ser essa ‘ligação’ entre empresários e trabalhadores.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
O programa será executado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e contará com cinco projetos diferentes. O primeiro é o ‘Sine da Gente’, que vai levar vans aos bairros da capital para descentralizar o atendimento do Sine Cuiabá, facilitando que os trabalhadores tenham acesso ao banco de empregos e outros serviços.
"Essa falta de diálogo com o morador dos bairros e o comerciante, leva muitos a saírem de suas casas para trabalhar em outros locais, tornando inviável. A passagem custa R$ 4,10, mas as vezes esse trabalhador não tem esse valor para sair de casa", disse.
Além do Sine da Gente, o programa ‘Pra Frente Cuiabá’ deverá lançar novas ações durante todo o mês de maio e junho. Os cinco projetos são: Sine da Gente, Enem Digital, Qualifica Cuiabá, Agro da Gente e Cuiabanco.
As ações buscam promover a capacitação de trabalhadores desempregados em áreas que estejam com maior demanda na capital. Além disso, incorporou ao programa o curso semi-intensivo ‘Enem Digital’, que busca preparar os estudantes cuiabanos para conquistar uma vaga nas principais universidades. Conforme o prefeito, as iniciativas se complementam, criando condições para o desenvolvimento econômico da capital pelos próximos 30 anos.
"Estamos projetando Cuiabá para os próximos trinta anos, potencializando a economia gerando emprego e renda. Seremos parceiros dos setores produtivos, criando perspectivas para absorção e qualificação da mão de obra", disse Emanuel.
O foco do programa ‘Pra Frente Cuiabá’ é atender autônomos, pequenos e microempreendedores, fazendo circular recursos. Por isso, Emanuel já adiantou os objetivos dos outros projetos que serão lançados. O ‘Agro da Gente’ buscará desenvolver a agricultura familiar, enquanto o ‘Cuiabanco’ irá oferecer linhas de crédito para os pequenos empreendedores alavancarem seus negócios.
Os detalhes dessas ações ainda não foram revelados. Eles só serão conhecidos nas próximas semanas, quando a prefeitura fizer o lançamento oficial desses projetos. Segundo Emanuel, será um lançamento por semana.