Cuiabá, 09 de Novembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020, 16:17 - A | A

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020, 16h:17 - A | A

REELEITO

Emanuel quer finalizar obras e estreitar relação institucional com governo

Rafael Machado

O prefeito reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que uma de suas prioridades para o próximo ano será concluir as obras que foram iniciadas em seu primeiro ano de mandato. Além disso, ele comenta que irá manter a estrutura da rede pública de saúde para o combate do novo coronavírus  e que pretende manter um relacionamento institucional com o governador Mauro Mendes (DEM), seu adversário político.

Ele conseguiu reverter o resultado do primeiro turno das eleições e venceu com 135.871 votos, o que representou 51,15% dos votos válidos.

Em entrevista ao jornal Estadão MT, o emedebista comentou que pretende entregar o viaduto da avenida Beira Rio, que foi batizado Murilo Domingos, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon ainda em 2020. Para o próximo ano ele deve dedicar em melhorias para o transporte público, cultura, turismo e saúde.

“Para o ano que vem vamos nos dedicar no transporte coletivo por 50%, metade da frota, com ar-condicionado e idade média mais nova, em torno de quatro anos e meio. Vamos começar o início das obras das estações climatizadas no CPA I, CPA III e no Coxipó. Na Saúde vamos dobrar a hora estendida nas unidades básicas de saúde, ou seja, em 2021 cada região de Cuiabá vai ter duas unidades de saúde com hora estendida, o que vai possibilitar a ampliação no atendimento médico e odontológico”, disse.

“Até o aniversário de 302 anos de Cuiabá entrego o Mercado do Porto totalmente requalificado, totalmente reconstruído e revitalizado que vai transformar aquela região, inclusive potencializando a respeito à nossa cultura e o investimento do nosso turismo. Vamos entregar nesse mesmo período a Orla do Porto II dando sequência a urbanização e aos investimentos e a valorização das margens, da região Beiro Rio, além disso, também quero entregar no ano que vem o Hospital Veterinária Municipal, o primeiro hospital público para animais”, complementou.

Segunda onda da Covid – Sobre uma possível segunda onda da Covid-19, o prefeito comentou que a estruturação da rede de saúde, como os leitos de UTI, será mantida e deve implantar um programa para ajudar na recuperação econômica de Cuiabá, que foi afetada pela pandemia do coronavírus.

“Começamos agora a planejar a PPP – Programa Pós Pandemia – o programa de recuperação econômica para geração de emprego e renda na nossa Capital ofertando oportunidade de trabalho aos nossos trabalhadores e também reerguendo os micros e pequenas empresas, muitos foram penalizadas em virtude da pandemia, praticamente fecharam as portas e precisamos reerguer para que elas podem gerar empregos e renda”, explicou.

Mudanças administrativas – O emedebista explica que deve realizar alguns ajustes para o próximo ano, mas não comentou quais. Ele disse que deve manter a estrutura atual, que foi modificada com a última minirreforma administrativa que criou as Secretarias Municipais da Mulher, do Turismo e a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) e extinguiu as pastas de Serviços Urbanos e Extraordinária dos 300 anos.

Emanuel comentou que deve manter no seu staff alguns nomes, mas reiterou que deve “oxigenar”. Ele disse que não acha recomendável uma pessoa ficar no mesmo cargo por tanto tempo. 

“A sociedade precisa ganhar, a população precisa ganhar em ações, obras, programas, projetos que cheguem lá na ponta, precisa ganhar em agilidade, em dinâmica da gestão. Eu tenho como prática como experiência que secretário que fica muito tempo na pasta, ele acomoda, ele geralmente não dá vitalidade, a garra e a emoção que aquele secretário que está iniciando tem”, avaliou.

Relação com governador – Pinheiro disse que deve se reunir com o governador Mauro Mendes ainda nesta semana. O encontro deve servir para baixar as arestas entre eles. Segundo o prefeito, a reunião deve ser institucional onde pretende apresentar os projetos e as prioridades para tentar uma colaboração com o governo.

“A minha pauta é institucional, é republicana, a minha pauta é Cuiabá, então é bem aquilo que eu falo: ‘mexeu com Cuiabá, mexeu comigo’. Nós temos muitas obras, ações, projetos e muitas parcerias que podemos fazer juntos por Cuiabá e quem ganha com isso é a população cuiabana. Ele [Mauro] já foi prefeito e conhece a realidade do município, foi eleito com o voto da maioria dos cuiabanos, no primeiro turno, então ele tem compromisso o que eu quero é que a gente sente que ele conheça nossos projetos, nossas prioridades e os nossos pleitos e juntos possamos unir esforços por Cuiabá”, disse.

Quem articula o compromisso é o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, com o filho de Emanuel, o deputado federal Emanuelzinho (PTB). 

Cuiabá MT, 09 de Novembro de 2024