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Política Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020, 16:43 - A | A

Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020, 16h:43 - A | A

MOBILIDADE URBANA

Gisela promete três grandes avenidas estruturais em Cuiabá

Da Assessoria

Um dos grandes compromissos de Gisela Simona, candidata à prefeita pela coligação “Mãos limpas e unidas por Cuiabá” (PROS/PDT/REDE/AVANTE) é com a mobilidade urbana. Neste eixo, seu plano de governo prevê a implantação de 03 avenidas estruturais, para melhorar o trânsito, interligando diferentes regiões da cidade, a fim de diminuir os congestionamentos e melhorar a qualidade de vida da população. As três obras somam R$ 172,57 milhões.

Uma das avenidas, denominada Via Verde, vai fazer a ligação entre a Rodovia MT-010 até a Avenida Miguel Sutil/Ponte Nova, passando pelos bairros Florais do Lago, Parque das Nações, Florais do Vale, Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Despraiado, Jardim Mariana, Ribeirão da Ponte, Santa Rosa, Santa Amália, Jardim Araçá, Barra do Pari, Santa Izabel, Cidade Verde, Novo Terceiro e Coophamil, Porto. O projeto, cujo custo estimado é de R$ 105,8 milhões, inclui 18km de asfalto, pista dupla, ciclovia, passeio público e seis pontes.

A outra avenida, chamada de Via Gumitá, passará pelo Centro Político e Administrativo, Morada da Serra, Morada do Ouro, Novo Mato Grosso, Novo Horizonte, Planalto e Altos da Serra. A via terá 4,6 km e está orçada em R$ 27,11 milhões.

E, por último, a Via Parque Moinho, ligação entre a Avenida Archimedes Pereira Lima e a Avenida Rubens de Mendonça, passando pelos bairros Santa Cruz 1, Santa Cruz 2, Recanto dos Pássaros, Belvedere, Florais, Itália, Morada dos Nobres, Itamarati, Planalto, Altos da Serra 1, Novo Horizonte, Tancredo Neves, CPA 2, CPA 3, Morada do Ouro, Centro América e CPA 1. A via terá 6,6km ao custo de R$ 39,66 milhões.

Todas essas novas vias propostas estão dentro do perímetro urbano de Cuiabá e passando por regiões já ocupadas, lembrando que a Miguel Sutil é o Anel Viário que interliga 3 regiões (oeste, norte e leste). A conjuntura das três vias projetadas mais a Beira Rio como conexão cria um novo anel mais expandido que abraça as 4 regiões (oeste, norte, leste e sul).

“Pra variar a política do atual prefeito não tem em vista uma melhor ocupação dos inúmeros vazios urbanos que existe historicamente em Cuiabá. Por falta desse planejamento foi encarecendo a infraestrutura urbana, transporte coletivo, coleta de lixo e outros equipamentos”, observa.

Agora mesmo, frisa a candidaa, estão construindo o contorno leste para forçar abertura do perímetro urbano assim como fez com distrito do Sucuri ao invés de implantar o IPTU Progressivo sobre esses vazios.

“O atual prefeito atende apenas aos interesses da especulação e indústria imobiliária e não ao conforto e mobilidade da população dos bairros, alguns a 20 Km da área central, encarece tudo para o poder público”, contextualiza.

Por outro lado, Gisela Simona observa que os viadutos podem “até dar votos”, parecer moderno, mas são soluções paliativas que, segundo ela, não resolvem o trânsito congestionado. “O motorista tem uma sensação de alívio por não ter que enfrentar as rotatórias e mais na frente continua engarrafado”.

A candidata ainda defende novas faixas de rolamento de vias rápidas para de fato garantir mobilidade. “Para que tudo isso se concretize vamos resgatar o IPDU. Cuiabá deixará de ser achismo de prefeitos que estão mais preocupados com os 10% da corrupção das obras do que com o bem estar população e o planejamento da cidade”, conclui.

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