Cuiabá, 29 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 12:00 - A | A

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 12h:00 - A | A

NOVA LEGENDA

Governador articula para Mauro Carvalho assumir PRD; Galvan e mais 2 grupos brigam

Da Redação

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) revelou que, além de seu grupo político, outros três estão “brigando” pela direção da nova legenda em Mato Grosso, o PRD.  Segundo ele, o governador Mauro Mendes (União) ligou para o presidente nacional do PRD, Ovasco Resende, pedindo para que o ex-secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, assumisse o diretório do partido no estado.

Além dele, o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, também está na disputa pelo partido. “Tem três grupos que pediram o PRD, que é o do ex-presidente da Aprosoja e hoje é presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, o Victório Galli, e o outro é o governador Mauro Mendes, que ligou para o presidente da sigla, que confirmou com a gente que o governador ligou, sugerindo inclusive o Mauro Carvalho como presidente. E nós estivemos lá, eu e o Júlio Campos, inclusive falamos que nós não somos oposição ao governador. Eu continuo líder do governo na Assembleia Legislativa”, explicou Dilmar.

O deputado falou que deixou o nome do ex-presidente da AMM, Neurilan Fraga, como sugestão para presidência do partido da provisória estadual. “O Neurilan está aqui do meu lado, e também [tenho] conversando é com o vereador de Várzea Grande, Bruno Rios, nós deixamos o nome lá da opção do Neurilan bem aceito, inclusive pelo diretório nacional. O problema aí é que tem esses três grupos, parece, querendo o partido. Falei hoje cedo com o presidente nacional pra ver qual que é a atitude dele e o que defenderá para assumir o partido”, disse.  

DEBANDADA

Dilmar acrescentou que deixou claro ao presidente do PRD que não é oposição ao governo, porém, o “único problema é que vai fazer com que o PRD cresça”, e que poderá gerar uma debandada do União Brasil para a nova sigla.

“O único problema é que nós talvez podemos fazer com que o partido possa crescer dentro do estado na proporção que é talvez União Brasil, MDB, PSB, PSB o PT. Mas nós vamos começar de baixo, com poucas pessoas. Hoje o PRD tem 39 vereadores entre PTB e Patriota. Atualmente o PRD tem apenas a Prefeitura de Santo Antônio do Leverger. O compromisso é chegarmos a 180 vereadores no pleito de 2024, tendo aí uma possibilidade de eleger 4 ou 5 prefeitos dentro do estado e em 2026 sonhar com dois deputados estadual e um deputado federal para crescer o partido na liderança de Neurilan”, comentou.

Dilmar confirmou que fechou compromisso com o PRD. “Estou filiado no União Brasil e o governador já falou que não aceitaria a minha saída do UB. E então temos que voltar a conversar pra ver qual é o encaminhamento agora, porque eu fiz compromisso com o PRD de tentar ajudar esse partido que começa assim não tão pequeno, porque tem 39 lideranças, 39 vereadores, tem um monte de filiados, é o maior, o terceiro maior partido do país, com 1,6 milhão filiados em todo o Brasil, sendo que o UB tem 1,15 milhão filiados, tem fundo eleitoral e bagagem que ajuda qualquer campanha majoritária. Então é um partido grande com tempo de televisão”, comentou ele.  

 
Cuiabá MT, 29 de Maio de 2024