A assembleia Legislativa (ALMT) deve analisar e aprovar a criação na Secretaria de Justiça (Sejus) ainda nesta quarta-feira, 27 de novembro, atendendo a um pedido de urgência feito pelo governador Mauro Mendes (União). A pasta será responsável pela gestão do Sistema Penitenciário e Socioeducativo, além de comandar a política estadual de drogas em Mato Grosso.
O presidente da AL, Eduardo Botelho (União), explicou em conversa com jornalistas que o projeto chegou à Casa na terça-feira, com pedido de urgência, e deverá ser completamente analisado ao longo do dia. A criação da Sejus faz parte do programa de enfrentamento ao crime organizado anunciado na última segunda, 25.
“O governo pediu urgência, porque ele já quer instalar rapidamente, quer dar uma resposta rápida. Nós vamos discutir com os deputados durante a sessão, ver se a gente consegue aprovar todas e fazer duas sessões, três, para ver se a gente aprova hoje mesmo, para o governo já poder nomear o secretário. Ele quer criar logo, nomear logo o secretário, para que comece a trabalhar imediatamente”, disse.
Segundo Botelho, não há divergências dentro da AL sobre a criação da nova pasta. A nova Secretaria deverá ser comandada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato, que atualmente responde pela Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil.
Neste novo cenário, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) ficará focada nas ações de combate ao crime organizado.