Uma das principais lideranças da nova geração política de Mato Grosso, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) tem clareza de seus objetivos para os próximos anos. Em conversa com a imprensa nesta manhã de sexta-feira, 29 de janeiro, ela falou sobre o assunto e ressaltou que seu plano é chegar à presidência da Assembleia Legislativa.
Janaína foi questionada sobre a possibilidade de ser indicada a vice do atual governador, Mauro Mendes (DEM), numa possível candidatura à reeleição no próximo ano. Para ela, o cargo de vice exige laço de intimidade com o titular e custa a independência política.
“Neste primeiro momento, se você perguntar pra mim se eu pretendo ser vice, eu preferiria continuar deputada porque é uma independência maior, acho que tem mais o meu estilo. Não sei se eu me adaptaria a uma vice”, disse.
E continuou: “acho que vice tem que ser uma pessoa que combine com a cabeça de chapa. Não é que eu descarto, porque isso depende muito do partido, mas na perspectiva que eu tenho, de um dia ser presidente da Assembleia, eu preferiria ter minha independência”.
Já sobre a possibilidade de ser lançada ao cargo de governadora por seu partido, a deputada ponderou que Mauro Mendes, caso dispute a reeleição, é um candidato forte, principalmente por causa do Programa Mato Grosso Mais, que prevê investimentos na ordem de R$ 9 bilhões em vários setores.
Segundo a deputada, 22 de 23 novos prefeitos eleitos pelo MDB querem apoiar a reeleição do governador, o que também precisa ser considerado antes de qualquer posicionamento oficial. Quem deve se opor a este apoio é Emanuel Pinheiro, que administra a capital e é opositor ferrenho de Mauro Mendes.
Os dois já chegaram a andar de braços dados. Hoje, porém, a briga de ambos ultrapassa os limites do bom senso e, por vezes, se enfrentam em situações que dão a impressão de que a oposição se dá apenas para cutucar o adversário.