A deputada estadual Janaína Riva (MDB) revelou na manhã desta terça-feira (2) que aguarda a reunião partidária com o deputado federal Carlos Bezerra, presidente do MDB em Mato Grosso, para que sejam encerradas as brigas internas do partido, principalmente entre ela e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira (8).
A deputada disse que acredita que possa haver uma pacificação dos atritos entre os dois, por respeito partidário, já que o MDB é um partido grande e as diferenças fazem parte do jogo político. Janaína acredita na ida do prefeito no encontro, pois é um convite da Executiva.
"Acredito que, partidariamente, as arestas podem ser aparadas. Não acredito que um não vá apoiar o outro. Acho que hoje não tem ambiente para fazer uma conciliação geral, mas acredito que, para estabelecer um respeito partidário, mútuo, há espaço para isso", explicou.
Outro problema partidário que deve ser discutido é a insatisfação de Bezerra com o secretário de Agricultura de Mato Grosso, Silvano Amaral, que expôs sua animosidade com o MDB. A insatisfação com o Silvano vai além de questões internas, pois diz respeito também ao trato do secretário com os parlamentares, tanto os emedebistas quanto de outras siglas.
Apesar do clima tenso, Janaína disse não acreditar que o secretário deixará o MDB. Silvano será ouvido pela Executiva do partido na reunião de segunda.
ENTENDA - A relação no MDB ficou estremecida antes da eleição municipal. Entre os motivos que levaram a isso está a candidatura do filho de Emanuel Pinheiro, o deputado federal Emanuelzinho (PTB), a prefeito de Várzea Grande, sendo que o partido já tinha um postulante à vaga.
Durante o período eleitoral algumas lideranças do MDB no Estado, como a deputada estadual Janaina Riva, declararam apoio ao adversário de Pinheiro, Roberto França (Patriota). Pinheiro conseguiu ser reeleito prefeito da Capital, mas os problemas com seu partido continuaram, após o anúncio de mudança na presidência do diretório de Cuiabá.