Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,44
Icon search

CUIABÁ

Política Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020, 17:18 - A | A

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020, 17h:18 - A | A

PARTIDO RACHADO

Jayme exige que aliados respeitem o irmão, Júlio Campos

Felipe Leonel

O senador Jayme Campos (DEM) cobrou, entrevista nesta sexta-feira (28), o "mínimo de consideração e respeito" com o ex-governador Júlio Campos, além de que é um direito ser suplente na chapa do pré-candidato Nilson Leitão (PSDB), ao Senado. Júlio, que faz parte do grupo de risco, era pré-candidato nas eleições que ocorreriam em abril, mas devido à pandemia teve de ser adiada.

"Eu acho que é um direito do Júlio Campos ser suplente na outra chapa, acho que de forma muito humilde ele aceitou o convite. O mais importante é que acrescentamos aqui. Não existe nenhuma proposta de outro candidato, seja de qualquer um, para oferecer o cargo de suplente para Júlio. Eu acho que Júlio, por sua trajetória, com sua biografia, merece o mínimo de consideração e de respeito", disse. 

O ex-governador, que tinha boa intenção de votos para a eleições que ocorreria em abril, precisou recuar em razão de sua idade, além de ter transplantado um rim em 2017. Portanto, ele não poderia participar ativamente das atividades de campanha, sob risco de contrair o novo coronavírus. Antes existia uma conversa de compor com Carlos Fávaro (PSD), porém não ocuparia a primeira suplência. 

Tudo indica que o assunto só será decidido na convenção partidária, que deverá ocorrer entre o dia 31 de agosto e 16 de setembro. Atualmente, o Democratas está dividido entre três pré-candidatos: Leitão, Fávaro e Otaviano Pivetta (PDT). O grupo do governador Mauro Mendes defende que o partido libere os membros para apoiarem outros nomes. 

"Ele tinha 25% [das intenções de votos, em abril], enquanto o segundo colocado que tinha 10%, estava dois por um. Não fui eu quem fiz a pesquisa, próprio partido fez, contratou o GPP. Eu acho que é uma decisão democrática. Decididamente da minha parte, é um assunto que já está estressante, se não tiver composição de forma consensual, então vai para a convenção", afirmou. 

Na convenção, Botelho fecha com Júlio

O senador Jayme Campos afirmou que, na convenção partidária do Democratas, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, vai apoiar o projeto de Júlio Campos como suplente de senador na chapa de Nilson Leitão. Porém, o parlamentar tem compromisso de apoiar outro nome na campanha. 

"O Botelho também aprova o nosso projeto, em que pese, o compromisso dele é apoiar outro candidato a senador, mas convenção acha o direito do Júlio Campos nítido e certo. Por isso, acho que o governador, o presidente Fábio Garcia, vai entender e nós vamos buscar um bom termo para que não haja, talvez, algum ruído em relação a questão partidária", disse. 

Cuiabá MT, 01 de Julho de 2025