Cuiabá, 26 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,92
Icon search

CUIABÁ

Política Sábado, 31 de Outubro de 2020, 17:12 - A | A

Sábado, 31 de Outubro de 2020, 17h:12 - A | A

COMITÊ DA MALDADE

Justiça condena dois por disseminação de “Fake News” contra Kalil, Hazama e Lucimar

Da Redação
Assessoria

A Coligação ‘Amor por Várzea Grande’ conseguiu, na Justiça Eleitoral, determinar a exclusão da veiculação de conteúdo falso - Fake News –, disseminado por apoiadores de candidaturas adversárias. O alvo dos ataques eram o candidato a prefeito, Kalil Baracat (MDB) e seu vice, José Hamaza, além da prefeita Lucimar Campos (ambos do DEM). Foram condenados por espalhar notícias falsas Jovelino Nunes e Bruno Luiz da Costa Bulhões.

No vídeo publicado em grupos de aplicativo com mais de 250 pessoas, eles fizeram acusações classificadas como crime de ataque à honra. Na mensagem “Tá aí o candidato a prefeito e seu vice e a prefeita que sumiram com 75.000.00,00 da verba do COVID 19 de VG” (sic), não apresentaram quaisquer provas de que os candidatos e a prefeita de Várzea Grande teriam praticado algum crime, o que extrapola qualquer crítica política.

No entendimento do juiz Eduardo Calmon de Almeida Cézar, as insinuações maliciosas de suposto cometimento de crime de dano ao erário público ultrapassam o bom senso e afetam diretamente a honra das pessoas envolvidas, já que teceram críticas usando os termos “corrupção" e "roubalheira", fazendo alusão direta a prática de crimes capitulados na legislação penal brasileira.

 

“Determino a retirada definitiva das informações caluniosas realizadas pelos Representados em grupo do aplicativo “whatsapp” denominado “#Vamos Agir VG # Basta” em desfavor dos candidatos Kalil Baracat e Hazama, no prazo de 24h (vinte e quatro horas) horas sob pena de multa de R$ 2mil por descumprimento”, determinou Calmon.

 

Para Kalil Baracat, a decisão traz luz à tática criminosa dos adversários que, num ato de desespero, buscam atacar a honra, à imagem e a reputação de qualquer um que esteja em seu caminho e que os impeçam de alcançar seus objetivos pessoais.

 

“Reta final da campanha é assim. É aquele momento em que bate o desespero de quem está atrás nas pesquisas. E quando os adversários não têm propostas nem compromisso com o cidadão, começam a mobilizar e estimular seus apoiadores para espalharem ‘Fake News’. Mas o eleitor várzea-grandense não é bobó cheira-cheira. A verdade vai vencer a mentira. O amor vai vencer o ódio”, disparou Kalil.

Cuiabá MT, 26 de Janeiro de 2025