Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Segunda-feira, 29 de Março de 2021, 19:45 - A | A

Segunda-feira, 29 de Março de 2021, 19h:45 - A | A

COMBATE À COVID

Kalil quer antecipar feriado para forçar Várzea Grande a parar por 10 dias

Jefferson Oliveira

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), encaminhou nesta segunda-feira (29) um projeto de lei para antecipar o feriado do dia 15 de maio, aniversário da cidade, para o próximo dia 5 de abril, fazendo assim com que a cidade mantenha somente as atividades essenciais por 10 dias seguidos.

No último sábado (27), o prefeito anunciou um decreto que permite o funcionamento apenas de atividades essenciais até o próximo dia 5 abril, como recomendado pelo governo do estado e pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Várzea Grande figura com risco ‘muito alto’ de contaminação e tem orientação para ficar em quarentena coletiva obrigatória por 10 dias.

“A antecipação do aniversário de Várzea Grande para a data de 5 de abril de 2021 fará com que o município fique 10 (dez) dias seguidos com o funcionamento apenas das atividades essenciais, auxiliando na diminuição da circulação de pessoas, contribuindo com o controle da pandemia de covid-19”, diz parte da mensagem enviada por Kalil à Casa de Leis.

O projeto encaminhado pelo prefeito irá tramitar em rito de urgência. Contudo, a proposta não consta na pauta de votação da sessão ordinária da Câmara que acontecerá nesta terça-feira (30), às 8h. Apesar disso, o presidente da Casa, Fábio Tardin (DEM), garantiu que o projeto será colocado em votação nesta terça.

“Recebemos a mensagem hoje, por isso não deu de colocar na pauta, mas será votado. Vamos conversar com os nobres pares, falar da importância e colocar em votação, até para não perder o tempo dessa importante medida”, disse o vereador à reportagem do Estadão Mato Grosso.

Tardin disse ainda que está conversando com representantes do setor comercial devido à dúvida gerada pelo novo decreto municipal. Na manhã desta segunda-feira (29), o comércio da cidade abriu normalmente, mas os empresários acabaram sendo notificados pela Guarda Municipal para fecharem as portas.

O vereador disse que irá trabalhar para divulgar a informação correta e explicar aos empresários o que pode funcionar durante o período de quarentena, para evitar que surjam novos problemas ou multas.

Reprodução

mensagem
Cuiabá MT, 09 de Outubro de 2024