Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022, 17:01 - A | A

Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022, 17h:01 - A | A

INCLUSÃO ESPORTIVA

Lei de Max Russi incentiva prática esportiva de paralímpicos em MT

Da Redação

Sancionada no ano passado, a Lei 11.355/2021, de autoria do candidato à reeleição, deputado estadual Max Russi (PSB), determina que quadras esportivas dos estabelecimentos de ensino, de Mato Grosso, devem oferecer pontos de acessibilidade e equipamentos para Pessoas com Deficiência (PcD). O parlamentar acredita que a nova legislação em vigência deve incentivar a formação de mais atletas paralímpicos profissionais no Estado.

Max Russi destaca que a nova medida busca assegurar que a população com deficiência tenha à disposição espaços adequados e destinados à inclusão esportiva. A alegação é que, por falta de estrutura, muitas dessas pessoas ficam sem praticar esporte dentro das escolas, o que, na prática, deixa de incentivar aos que sonham com uma carreira esportiva profissional.

 

“Precisamos incentivar, para que novos espaços ofereçam todo o suporte, como rampas, banheiros adaptados e barras. Precisamos trazer essas pessoas para dentro do esporte, formar novos campões, incentivar aos que tem alguma deficiência e sonham em ser atletas”, avalia o deputado.

O deputado Max Russi reforça que a Lei tem, como medida fundamental, a inclusão. “Esse é um dos principais motivos de eu ter proposto essa Lei. Com frequência, estudantes com necessidades especiais ficam de fora das aulas, pois não há disponibilidade de uma quadra de esportes em condições mínimas de segurança, funcionamento e acessibilidade. A estrutura facilitando a prática dentro das escolas pode aumentar os adeptos ao esporte”, reforçou.

Conforme a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), dos 444 atletas que solicitaram o auxílio financeiro do Bolsa Atleta em 2022, previsto no projeto Olimpus, 36 são paralímpicos, praticantes de modalidades como atletismo, judô e natação.

 
Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024