A dois dias das eleições municipais, o empresário Mariano Balabam (PSB) lidera as intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Rosário Oeste (104 km de Cuiabá). É o que aponta pesquisa realizada pela Percent Brasil e divulgada nesta sexta-feira, 4 de outubro, na qual o empresário aparece com 50,3% das intenções de voto na modalidade estimulada, quando uma relação dos nomes é apresentada ao entrevistado. Esta é a primeira disputa eleitoral de Mariano.
O atual prefeito Alex Berto (União) está em segundo lugar, com 34,6% das intenções de voto. Na sequência aparecem o advogado Dr. Carlinhos (Pode), com 3,3%, e o empresário Luiz Fernando (MDB), com 1,1%. O número de indecisos está em 7,4%, enquanto 1,9% dos entrevistados não quiseram responder. Apenas 1,4% disseram que pretendem votar nulo ou em branco.
ESPONTÂNEA
Já na modalidade espontânea, em que o entrevistador não apresenta uma relação de nomes e os eleitores podem escolher livremente, a situação muda pouco. Mariano Balabam segue na liderança, com 47,5%, enquanto Alex Berto registra 32,4% das intenções de voto.
Dr. Carlinhos continua em terceiro lugar, com 3% das intenções de voto, e Luiz Fernando soma apenas 0,8%. O número de indecisos nessa modalidade é maior, com 14,3%. Já aqueles que não quiseram responder à pesquisa somam 1,2%. Apenas 0,8% declararam que preferem votar nulo ou em branco.
REJEIÇÃO
O Instituto Percent também perguntou aos eleitores em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum para a Prefeitura de Rosário do Oeste, para medir a rejeição aos candidatos.
O atual prefeito, Alex Berto, enfrenta a maior rejeição do eleitorado, com 34,3%. A rejeição de Alex é mais que o dobro do segundo colocado nesse quesito, o empresário Luiz Fernando, que é rejeitado por 15,1% dos entrevistados.
Em terceiro lugar está Mariano Balabam, com 10,7% das menções, enquanto Dr. Carlinhos tem 5,5% de rejeição. Aqueles que não souberam responder somam 10,4%, enquanto 3,7% não quiseram responder. Outros 20,3% disseram ‘Ninguém’.
METODOLOGIA
O Instituto Percent Brasil entrevistou 400 pessoas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O levantamento foi realizado pela técnica Survey de Opinião, com aplicação de entrevistas pessoais em domicílio. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-08351/2024.