Cuiabá, 01 de Dezembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 10:37 - A | A

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 10h:37 - A | A

FÔLEGO

Max agenda dia de "limpa pauta" para encerrar semestre sem pendência

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), afirmou nesta quinta-feira (24) que programou uma ‘operação limpa pauta’ para a semana que vem, com o objetivo de encerrar os trabalhos do primeiro semestre no Legislativo com 100% de produtividade. Para isso, ele pretende votar todos os projetos e vetos que estão pendentes.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

Max decidiu antecipar as sessões e o recesso por causa dos casos de covid-19 que sempre rondam o local e aumentam com o fluxo de pessoas. As atividades parlamentares deveriam ser encerradas depois do dia 7 de julho, mas acabarão já na próxima semana. Com isso, o recesso do meio de ano irá durar um mês, em vez dos habituais 17 dias.

“Na terça-feira teremos sessão normal e na quarta-feira votação de vetos. Serão [sessões] tranquilas. Vamos zerar as pautas, os projetos e os vetos. Ou seja, fechar o semestre aí com 100% de produtividade e tudo equacionado em termos de votações”, disse.

De acordo com o presidente, dois importantes vetos poderão ser colocados em pauta na sessão de quarta-feira (30). Um deles diz respeito à obrigatoriedade de vacinar 100% dos professores antes de liberar o retorno das atividades presenciais na rede estadual de ensino. O outro veto trata da isenção fiscal da energia solar.

Russi defendeu que todos os vetos que já tiveram o prazo de entrega regimental vencido sejam apreciados. Por isso, a sessão da próxima quarta-feira poderá durar todo o dia, sem horário para acabar. O presidente acredita que pelo menos 20 deputados estarão presentes nas duas últimas sessões, garantindo o quórum de sua ‘operação limpa pauta’.

A Assembleia continuará funcionando durante o período de recesso parlamentar, destacou Russi. A Casa de Leis ficará fechada para as sessões, mas haverá audiências públicas e outros trabalhos internos sendo desenvolvidos durante este período. O objetivo é reduzir o fluxo de pessoas para evitar a transmissão do novo coronavírus.

“A Casa não fecha, a gente quer diminuir o número de pessoas e restringir um pouco o número de circulação e com a não sessão a gente consegue fazer isso”, concluiu.

Cuiabá MT, 01 de Dezembro de 2024