A vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), criticou a postura do deputado federal Abílio Brunini (PL) no Congresso Nacional. Ela destacou que se ele não mudar seu perfil jocoso, irá cair cada vez mais nas pesquisas de intenção de votos para prefeito de Cuiabá.
O comportamento do deputado tem sido comentado em nível nacional. Suas atitudes provocativas e irônicas têm sido repudiadas, principalmente nas reuniões que aconteceram na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de Janeiro, em que chegou a ser expulso de um dos encontros pelo presidente do colegiado, Arthur Maia (União -BA), por tumultuar os trabalhos da CPMI.
“Abílio tem levado muito na brincadeira, esse excesso de senso de humor que ele tem. Eu acredito que o senso de humor, como tudo na vida, precisa de um equilíbrio. Ele é um deputado federal, ele foi eleito para falar de pautas sérias em Brasília. A gente tem pauta da pessoa com deficiência, a gente tem a pauta contra a corrupção, a gente tem tanta coisa que precisa ser debatido e ele continua com esse ar jocoso”, disse a vereadora.
Maysa comentou que essas atitudes pesam contra o parlamentar e avalia que, caso ele seja candidato a prefeito da cidade, pode perder ainda no primeiro turno do pleito.
“Eu penso que esse comportamento não me representa, não deve representar muitas pessoas e isso está fazendo ele cair. Se ele tem tanto amor por Cuiabá, é o momento de ele parar com esse comportamento e mostrar que projetos que ele tem para Cuiabá, para que possa retomar um crescimento. Se não, ele vai perder em primeiro turno”, destacou.
PESQUISA
Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa MT Dados, no último dia 16, aponta o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União), como franco favorito na corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Além de mostrar queda no favoritismo de Abílio, que chegava a liderar em levantamentos passados.
Liderando tanto nas pesquisas espontâneas, com 24% das intenções de voto, quanto nas estimuladas, com 32%, Botelho aparece com ampla vantagem sobre os demais pré-candidatos. O segundo colocado é o deputado federal, com 11% das intenções na pesquisa espontânea e 18% na estimulada.
Já em relação à rejeição, Abílio lidera com 27%, seguido pelo vice-prefeito Roberto Stopa, que registra 14% de rejeição. O levantamento envolveu a coleta de dados de 1.037 entrevistados em 126 bairros e dois distritos entre os dias 5 e 9 de outubro de 2023. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. VEJA DETALHES DA PESQUISA