Cuiabá, 02 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
Icon search

CUIABÁ

Política Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 16:24 - A | A

Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 16h:24 - A | A

CORRIDA CONTRA O TEMPO

Mendes e mais 10 governadores se reúnem para cobrar Anvisa a liberação da Sputinik V

Jefferson Oliveira

O governador Mauro Mendes (DEM) se reúne na tarde desta terça-feira (06) com diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em um encontro virtual que contará também com outros 10 governadores. Juntos, eles anunciaram a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputinik V para combater o coronavírus.

De acordo com Mendes, a reunião é para acelerar o processo burocrático e liberar o uso emergencial do imunizante russo no Brasil. A Anvisa já relatou que faltam dados técnicos para serem apresentados pela empresa russa para que haja a liberação da vacina no país.

Desenvolvida pelo laboratório Gamaleya, a vacina é representada no Brasil pela União Química que firmou contrato com o Consórcio do Nordeste e com o Consórcio da Amazônia Legal, o qual Mato Grosso faz parte.

“Hoje vai ter uma reunião com diretores da Anvisa para tratar os procedimentos burocráticos para essa liberação emergencial para essa vacina entrar no brasil. Foi uma compra direta destes estados junto ao fundo russo e tomamos a providência para que tivéssemos a liberação da Anvisa para essa importação dessas vacinas”, disse Mendes em entrevista ao jornal da CBN Cuiabá.

O governador também disse que caso a Anvisa não libere a Sputinik V, poderá atrapalhar o cronograma anunciado por ele que em abril o estado já receberia as primeiras doses. A empresa russa programou as 37 milhões divididas em quatro meses, abril, maio, junho e julho.

Cuiabá MT, 02 de Julho de 2025