O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que irá estudar medidas para solucionar os problemas de distribuição de cilindros de oxigênio aos hospitais do estado, entre elas a possibilidade de instalar uma “mini usina”, como feito no Amazonas. A afirmação foi feita em reunião com a bancada federal e Governo de Mato Grosso, na noite de sexta-feira (26).
Essa sugestão de solução para o problema com os cilindros de oxigênio foi feita pelo líder da bancada federal de MT, deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade), o responsável por articular a reunião. "O ministro informou que as mini usinas disponíveis ao Governo Federal de oxigênio foram todas empregadas no Amazonas. Ele vai estudar se existe a possibilidade de realocar uma delas para Mato Grosso, contudo ainda não temos uma resposta definitiva”, informou o parlamentar.
Além da questão dos cilindros de oxigênio, foram tratados outros assuntos relacionados ao enfrentamento da pandemia de covid-19, e o ministro reforçou que a meta é a vacinação em massa, imunizando um milhão de pessoas por dia no Brasil. “O ministro tem isso como prioridade máximo e quer acelerar rapidamente a vacinação em todo país. Isso é muito coerente e traz perspectivas de o país sair dessa crise sanitária”, disse Dr. Leonardo.
Conforme o líder da bancada, o Marcelo Queiroga explicou que Mato Grosso recebeu menos vacinas até agora porque tem uma das populações mais jovens do Brasil e foram enviadas imunizantes de acordo com as prioridades. Estados com população mais velha e com mais indígenas, receberam mais vacinas inicialmente.
“Enquanto isso, vamos continuar acompanhando e cobrando soluções, vacinas e insumos. Estamos aqui para ser parceiros e também para cobrar, fiscalizar, cumprindo nossa função de parlamentar”, finalizou Dr. Leonardo.
Participaram da reunião o governador Mauro Mendes, os senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Carlos Fávaro, os deputados federais Dr. Leonardo, José Medeiros, Emanuel Pinheiro Neto, Neri Geller, Rosa Neide, Nelson Barbudo, Juarez Costa e Nelson Barbudo